São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descubra as estações do Cone Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

Valle Nevado e Bariloche são as estações de esqui sul-americanas mais visitadas pelos brasileiros, segundo a associação nacional dos desportos na neve. Conheça a seguir esses e outros centros de esqui e veja algumas das suas novidades para a temporada. (MV)

 

Chile
Portillo - Cada adulto que levar uma criança de até 12 anos não paga hospedagem, esqui nem refeições do pequeno na promoção "Kids Ski Free", válida de 12/6 a 3/7 e 11/9 a 9/10. Portillo, a 160 km de Santiago, tem semanas com os seguintes temas: sabores do Chile (24 a 31/7), vinho chileno (10 a 17/ 8), acampamento para jovens de 12 a 17 anos sem os pais (10 a 17/7) e solteiros (21 a 28/8). De 16 a 18/8, há um festival de cinema de montanha. Temporada de 12/6 a 9/10. Site: www.skiportillo.com.

Termas de Chillán - Seu spa requintado relaxa e vira uma alternativa para quem acompanha os esquiadores, mas não pratica o esporte. Ele oferece talassoterapia (tratamento com água do mar), fangoterapia (tratamento com lama) e aromaterapia. A estação fica na base do vulcão homônimo.Site: www.termaschillan.cl.

Valle Nevado - De 11/6 a 2/7, quem ficar ao menos três noites leva de graça um acompanhante numa promoção que inclui pensão completa e "ski-lift". A estação oferece pacotes que aliam hospedagem a "heliski" e "heliboarding", cujos praticantes chegam ao topo da montanha de helicóptero e descem por neve virgem. Na primeira semana de julho, haverá apresentação de manobras radicais e filmes sobre esqui e snowboard e, na segunda de agosto, um festival gastronômico. Site: www.vallenevado.com.

Pucón - A cerca de duas horas de Santiago, é mais barato que Portillo e Valle Nevado e oferece boas opções para os jovens, como esqui no vulcão, além de cavalgadas e trekking. Site: www.pucon.com.

La Parva - Perto de Valle Nevado, tem um condomínio residencial propício para famílias que querem tranqüilidade. Os hóspedes podem fazer encomendas no supermercado por telefone e preparar suas refeições, o que barateia a estada. Site: www.laparva.cl.

Argentina
Bariloche - Boa alternativa para quem ainda não esquia, mas quer conhecer o esporte. Caso o turista não o aprecie, tem atrativos como lagos, passeios de trenó e danceterias. O Cerro Catedral, montanha que abriga o esqui, neste ano será todo administrado pela empresa privada Alta Patagonia, que até 2003 tinha responsabilidade por parte dela. Além de aumentar a superfície esquiável, a empresa está investindo em novos meios de elevação, que serão inaugurados entre este ano e 2006, e em máquinas de fabricar neve. Site de Cerro Catedral: www.catedralaltapatagonia.com.

Las Leñas - A estação neste ano terá mais pistas iluminadas à noite e abrigará semanas dedicadas aos seguintes temas: jazz (31/7 a 6/ 8), vinho e gastronomia (7 a 13/8), tango (14 a 20/8), beleza e relaxamento (21 a 27/8) e arte e vinho (29/8 a 3/9). Há vôos diretos do Brasil para Las Leñas a partir de 26/6. Site: www.laslenas.com.

Cerro Castor - Fica a meia hora de Ushuaia, na Patagônia, cidade considerada a mais austral do mundo. Região tem bosques virgens e lagos que podem ser explorados em caminhadas, passeios de trenó e veículos 4 x 4.


Texto Anterior: Vôos fretados vão invadir "Brasiloche"
Próximo Texto: Pacotes por pessoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.