São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRA SANTA E DIVIDIDA

Vá aos "souks", pechinche e prove lanche

Algumas lojas aceitam os principais cartões de crédito e até dólares; já os "travelers" são raridades

DO ENVIADO ESPECIAL À TERRA SANTA

Outro bom motivo para visitar a Cidade Velha são os "souks" (mercados árabes). Lá o visitante vai encontrar roupas e suvenires. Na junção das ruas Davi e Corrente fica o melhor deles: o Souk Central.
Fora dos muros da velha cidade, a parte mais interessante da judaica e moderna Jerusalém Ocidental é seu colorido mercado, conhecido como Mahane Yehuda.
Durante os mais violentos anos de conflito, o local era um dos alvos preferenciais de ataques suicidas. A ostensiva presença policial vista na região deixa claro que a tensão está longe de se dissipar.
Próxima ao mercado, Jaffa Street é a principal rua deste lado da cidade, com muitas lojas e restaurantes.
Quem estiver em Jaffa Street deve aproveitar o passeio para conhecer o bairro de Mea Shearim, praticamente um gueto de judeus ultra-ortodoxos. Placas pedem discrição aos turistas e qualquer tipo de desrespeito, principalmente durante o shabat, pode ser respondido com hostilidade. Mea Shearim é praticamente auto-suficiente e resiste a influências externas.
Durante as andanças, é difícil não se viciar na deliciosa comida de rua. Para quem se adaptar, uma dieta à base de shawarma (sanduíches de tiras de carne de cordeiro temperadas e enroladas no pão árabe), falafel, homus e muito pão, é garantia de alguns quilos a mais.
A maior parte das lojas de Israel aceitam os principais cartões de crédito. Em alguns casos é possível comprar em dólar, mas é melhor mesmo trocar o dinheiro pela moeda local nas casas de câmbio.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Terra Santa e dividida: Cidades mesclam sensações de tensão segurança nas ruas
Próximo Texto: Terra Santa e dividida: Cidades conservam belo cenário milenar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.