São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

CENA PARATIENSE

Paraty espera título da Unesco em 2009

Tombada pelo Iphan desde 1966, cidade deve virar patrimônio da humanidadeem meados do ano que vem

Rogério Cassimiro - 6.jul.2008/Folha Imagem
Homem olha rua no centro histórico

HELOISA LUPINACCI
ENVIADA ESPECIAL A PARATY (RJ)

Este ano nem bem passou da metade e os tambores de Paraty já rufam à espera da chegada do ano que vem, que promete boas novas para a cidade.
Em meados de 2009, Paraty deve receber, da Unesco (www.unesco.org), o título de patrimônio da humanidade. A prefeitura e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; www.iphan.gov.br) esperam que o título venha na reunião anual do órgão, que será em Sevilha, quando serão votadas as propostas das candidatas ao título.
Todos os anos acontece essa votação; neste ano, ela foi em Québec, no Canadá, acabou na semana passada e acrescentou 27 pontos ao patrimônio mundial, atualmente com 878 locais, sendo 679 patrimônio culturais; 174 naturais e 25 mistos (veja a lista em whc.unesco.org).

Procissão
Tombada como monumento nacional pelo Iphan, Paraty tenta o título desde 1983, na categoria paisagem cultural, que inclui, além do conjunto arquitetônico, as formações geológicas da baía de Paraty, da serra da Bocaina e até as trilhas da Estrada Real, os chamados caminhos do Ouro.
No fim do ano passado, um dossiê com a documentação para a candidatura foi entregue ao Iphan, que o avaliou e o encaminhou ao Ministério das Relações Exteriores, que, por sua vez, mandou o documento à Unesco. A candidatura foi, então, aceita. E agora a cidade está sob avaliação.
O Icomos (www.icomos.org, sigla em inglês para Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, braço técnico da Unesco) envia uma comissão para avaliar a cidade e conferir se o que consta no dossiê está de acordo com a realidade.
O relatório da comissão do Icomos em geral sugere alterações no dossiê. Com as alterações feitas, a prefeitura reenvia o dossiê, que vai para votação na Unesco -na reunião que acontece em Sevilha no meio do ano que vem.
Também em meados de 2009, deve ser reaberto o cinema da praça, desativado há mais de duas décadas. Ele deve funcionar como cinema e como espaço para shows, concertos musicais e eventos.
Com menos glamour, mas nem por isso menos importante, a cidade também começa as obras de saneamento básico neste ano -com previsão de conclusão no ano que vem. É boa notícia para os turistas, que, na alta temporada, sofrem com a falta de água ou com o refluxo das fossas.

Ainda em 2008
Mas isso não quer dizer que este ano já acabou. A agenda -que tem como ponto máximo a Flip (www.flip.org.br), encerrada em 6/7- continua.
Até domingo, dia 20, acontece a festa de Santa Rita de Cássia, na igreja de mesmo nome. Em outubro, de 8 a 12, é a vez da segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty.


Próximo Texto: Cena Paratiense: Caminhos de São Paulo até cidade têm boas vistas e até trecho histórico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.