São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coliseu, Fórum e Pantheon guiam passeio pela Antigüidade

DO ENVIADO ESPECIAL

Assim como a torre Eiffel está para Paris, o Coliseu está para Roma. O ícone do turismo romano foi construído a mando do imperador Vespasiano, em 72 d.C., e servia de anfiteatro.
A expressão "pão e circo", usada por alguns imperadores, dá uma idéia sobre o que motivou a construção do Coliseu. Para manter a ordem e "alcançar a paz", os imperadores ofereciam espetáculos ao povo.
Nessa arena aconteciam combates mortais entre gladiadores e lutas de homens contra animais selvagens, em apresentações gratuitas. Inevitável não se emocionar imaginando as terríveis cenas passadas ali.

Fórum Romano
Vizinho do Coliseu, o Fórum Romano pode parecer apenas ruínas num primeiro momento. Mas cada pedra, espaço e pedaço de chão revela indícios do que foi o centro da vida política e jurídica da Roma antiga.
Entre as ruínas está o Arco de Tito. Como o nome indica, foi construído em homenagem a Tito, irmão do imperador Domiciano, por acabar com a rebelião dos judeus -que não queriam mais ficar sob o jugo de Roma-, em 68 d.C.

Pantheon
Um edifício construído entre 118 e 125 d. C., pelo imperador Adriano, apresenta uma engenharia ousada para a época de sua construção.
O Pantheon foi, por muitos anos, motivo de estudo de arquitetos, por ter um domo que mede cerca de 43 metros de altura -a mesma medida do diâmetro-, sem nenhuma estrutura que o sustente.
O segredo são os caixotões decorativos feitos de uma mistura de pedra e tufo, permitindo que o peso diminua quanto mais se aproxima do alto. Um orifício no topo do domo, chamado de óculo, fornece a única fonte de luz natural interna.
O piso é de mármore e preserva o desenho romano original, apesar de restaurado. Esse "templo de todos os deuses" foi transformado em igreja na Idade Média. Ali, sob uma escultura de Lorenzetto -a Madonna, de 1524-, repousa o corpo do pintor Rafael. (MF)


Texto Anterior: Na basílica de São Pedro, tome fôlego para subir ao domo
Próximo Texto: Inscrições, comuns na Roma antiga, ainda permeiam detalhes pelas ruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.