São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cenário romano

Desvende o castelo no caminho ao Vaticano

Perto de Sant'Angelo, vá aos charmosos cafés

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Caminhando pelas margens do rio Tibre, pare para uma visita ao castelo Sant'Angelo.
Além de conhecer a história do lugar, os turistas fotografam a cidade a partir do terraço.
Erguido originalmente como mausoléu do imperador Adriano, em 139 d.C., chama a atenção o fato de existir um corredor ligando o castelo ao Vaticano, feito para ser rota de fuga dos papas em caso de perigo.
Ao sair do castelo, se a idéia for aproveitar para ir ao Vaticano, vá ao Sant'Angelo logo pela manhã -até setembro, ele fica aberto das 9h às 18h, e de outubro a março, das 9h às 14h- para dar tempo de cumprir a programação.
Se a idéia não for essa, vale incluir um passeio que não costuma fazer parte do roteiro turístico tradicional. Mapa em mãos, siga pela via Crescenzio, entre na travessa que leva à via Cola de Rienzo e vá até o mercado da piazza dell'Unità. A simpatia dos comerciantes desse lugar vai ajudar o turista a comprar boas frutas, queijos e pães para um gostoso -e barato- lanche entre as refeições.
Depois, o difícil será escolher um café, entre tantos, para tomar um cappuccino. Alguns são bem simples e pequenos, mas não se deixe levar pelas aparências. Os petiscos e cafés são uma delícia. E o ambiente é, em geral, aconchegante. (MF)


Texto Anterior: Inscrições, comuns na Roma antiga, ainda permeiam detalhes pelas ruas
Próximo Texto: Cenário romano: Conheça melhor os museus do Vaticano antes da visita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.