São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Quatro países debutam na lista da Unesco

DA REPORTAGEM LOCAL

Por oito dias, na semana passada, o comitê da Unesco e delegações de diversos países se reuniram em Québec para avaliar candidaturas de locais que buscam receber o título de patrimônio cultural ou natural da humanidade. O resultado da reunião foram 27 novos sítios tombados, 19 culturais e oito naturais.
Quatro países entram na lista pela primeira vez: Papua Nova Guiné (sítio agrícola de Kuk Early), San Marino (centro histórico e monte Titano), Arábia Saudita (sítio arqueológico de Al-Hijr) e Vanuatu (domínios do Chief Roi Mata).
Quatro outros pontos tiveram o tombamento ampliado: os centros históricos de Berat e Gjirokastra, na Albânia, o conjunto de ferrovias em montanhas da Índia, as inscrições de arte paleolítica na Espanha e o muro Antonine, no Reino Unido.
Por outro lado, o comitê recomendou a observação de quatro sítios, que podem entrar na lista do patrimônio em perigo. O porto da Lua, em Bordeaux, ameaçado pela construção de novas pontes e pela destruição da ponte Pertuis; Timbuktu, no Mali, que sofre com novas construções nos arredores das mesquitas; o santuário de Machu Picchu, no Peru, por causa do desenvolvimento urbano desordenado e do risco de desabamentos de terra; e a cidade de Samarkand, no Uzbequistão, também afetada por novas construções.


Texto Anterior: Patrimônio: Praça brasileira deve ser votada pela Unesco até 2011
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.