São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Destino Grécia

Complexo era importante centro político; em visita, vê-se clepsidra que controlava tempo de debatedores

Ágora Antiga foi palco de condenação de Sócrates

DO ENVIADO ESPECIAL À GRÉCIA

Aos pés da Acrópole, no bairro de Psiri, escavações iniciadas em 1859 e intensificadas em 1930 revelaram o conjunto arquitetônico do mais importante centro político e religioso da Grécia Antiga, a Ágora Antiga. No grande espaço, hoje todo cercado, mas aberto à visitação, funcionavam o comércio local, prédios da administração, templos de adoração e uma prisão.
O complexo foi palco da condenação do filósofo Sócrates por ter, segundo os algozes, "introduzido" pensamentos que corrompiam os jovens com a apresentação de "novos deuses". Julgado por uma corte de 501 membros, Sócrates foi condenado à morte (399 a.C.).
Apesar do episódio, a Ágora Antiga foi um dos primeiros lugares no mundo a dispor da democracia como forma de governo para o povo.
Ao pagar o ingresso de 6, o visitante que entra no complexo (aberto diariamente das 8h às 19h30) logo se depara com um elegante edifício de dois andares. Ele foi construído no reinado de Ítalo de Pérgamo, entre os anos de 159-138 a.C., e domina o centro das ruínas.
A estrutura passou por uma reforma e hoje abriga um museu com os achados do local, entre eles um relógio de água, chamado clepsidra (aproximadamente 400 a.C.), que era usado para controlar o tempo de debatedores. Além do relógio, chama a atenção uma urna esculpida em bronze, que era usada nos pleitos da época.
Na colina Kolonos Agoraios, a parte mais elevada do complexo, fica o templo dórico de Hefesto, dedicado a ele, deus do fogo, dos vulcões e dos metais, e à deusa Atenas. O Hefesto é chamado pelos gregos de templo das artes do divino.
(FABIO MARRA)


Texto Anterior: Teatro erguido no ano 161 continua sendo usado
Próximo Texto: São Paulo recebe exposição sobre deuses gregos com 200 esculturas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.