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NAVIOS NA PROA
Navegue na temporada de cruzeiros
Número de transatlânticos que vêm ao Brasil não para de crescer; dessa vez, serão 18, que farão 422 viagens
197yes/Shutterstock/Editoria de Arte
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SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO
LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL
Se você tem vontade de fazer
um cruzeiro, essa é a hora. A
crise econômica deflagrada no
ano passado fez com que os
preços de vários produtos baixassem no mundo inteiro, inclusive os dos cruzeiros.
A CVC, por exemplo, congelou os valores do ano passado,
quando o dólar estava mais alto. Agora, com a moeda americana cerca de 30% mais baixa,
os cruzeiros acabam saindo
mais baratos. A companhia,
que trará pela primeira vez o
Orient Queen, o único no Brasil
que vai a Fernando de Noronha, não cobra por crianças de
até 11 anos acompanhadas de
dois adultos.
A MSC Cruzeiros, seguindo
uma tendência vista neste ano
pelas companhias aéreas, também baixou os preços e está
com promoções que podem baratear a viagem para duas pessoas em até 50%. A Ibero, que
agora pertence ao grupo Costa,
tem a mesma promoção: o segundo passageiro não paga -ou
seja, duas pessoas pagam o valor de uma.
Mas atenção: quanto antes os
pacotes forem fechados, mais
baratos eles saem.
Assim, a crise parece ter afetado de maneira positiva o mercado cruzeirista, que continua
crescendo no Brasil. Neste ano,
virão para cá, a partir outubro,
18 navios -dois a mais que no
ano passado. E a previsão é que
900 mil pessoas embarquem
nessas viagens, contra 520 mil
em 2008. Ou seja, um crescimento de 73%.
Mas não são só o dólar baixo
e as promoções que estão inflando o mercado cruzeirista. A
duração da temporada também
aumentou -começa mais cedo
e vai até maio- e a oferta de minicruzeiros também cresceu.
"Os minicruzeiros servem para
abrir mercado. E com os preços
acessíveis a classe C tem a
oportunidade de conhecer um
cruzeiro", afirma Adrian Ursilli, diretor-comercial da MSC
Cruzeiros, que está trazendo
pela primeira vez o MSC Orchestra. Em tons de vinho, o
transatlântico fará viagens pela
costa brasileira e um roteiro rumo ao rio da Prata.
Além disso, as condições de
parcelamento estão cada vez
melhores. Há algum tempo,
certas companhias parcelavam
em apenas cinco vezes. Hoje,
parcelam em dez e até em 12 vezes. "Fizemos isso também para que mais pessoas possam
comprar o nosso cruzeiro",
afirma Renê Hermann, diretor-presidente da Costa Cruzeiros
e da Ibero.
A Costa está trazendo o
maior navio da temporada, o
Costa Concordia, com capacidade para 3.780 passageiros.
Barato?
De acordo com a Abremar
(Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas), um dia em um cruzeiro custa US$ 150 por pessoa.
Em seu site (www.abremar.com.br), a entidade afirma que viajar em um transatlântico "é barato" e que custa
"quase o mesmo que um bom
hotel". Mas -ponto para os
cruzeiros!- coloque na conta
que em um navio você tem
transporte para conhecer diferentes destinos e refeições,
além, é claro, da hospedagem.
Com 422 cruzeiros nesta
temporada, o Brasil é o sexto
maior destino de cruzeiros marítimos do mundo, de acordo
com Ricardo Amaral, presidente da Abremar e diretor-geral
da Royal Caribbean. Perde para
a América do Norte, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. De acordo com Ricardo
Amaral, o Brasil pode receber
muito mais passageiros, mas
falta infraestrutura.
Temáticos
O crescimento do mercado
cruzeirista vem quebrando alguns tabus, como o de que cruzeiros são passeios para pessoas mais velhas ou muito ricas.
E a criação dos cruzeiros temáticos, há 15 anos, ajudou a
difundir as viagens turísticas de
navio. Em 1994 navegava no
Brasil o primeiro cruzeiro específico, promovido pela Costa.
Chamado de "Cruzeiro Fitness", está agora em sua 16ª
edição. "O conceito foi atrair
um público novo", afirma Francisco Ancona, consultor de
marketing da Costa e da Ibero.
Mas o turista deve saber escolher. Ou alguém que só gosta
de rock gostaria de viajar no
"Cruzeiro É o Amor", que traz a
bordo a dupla Zezé di Camargo
& Luciano? Outro ponto a ser
considerado é o tamanho do
navio. Se você não gosta de
aglomerações, fuja dos navios
maiores, que, mais novos, comportam mais de 1.500 passageiros. Há ainda os meganavios;
com capacidade para mais de
3.500 pessoas, parecem uma cidade em alto-mar.
Fluvial
Além dos cruzeiros marítimos, há um navio que navega
pelos rios Negro e Solimões, na
região Norte do país.
O Iberostar Grand Amazon
(www.iberostar.com.br) tem
saídas regulares durante o ano
inteiro. Às quintas, o navio sai
para viagem de três noites pelo
rio Solimões; aos domingos,
parte do porto de Manaus para
o rio Negro, em um roteiro de
quatro noites que inclui passeios em lanchas para avistar
jacarés, trilhas e visita a uma
comunidade indígena.
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