São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

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NAVIOS NA PROA

Ao escolher, é importante saber o que há no cruzeiro

Serão 422 opções de viagem, e cada uma delas oferece serviços próprios e passa por diferentes destinos

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem nunca fez um cruzeiro deve pesquisar antes de comprar um pacote. Serão 422 viagens nesta temporada, e nenhuma é igual à outra.
Você deve levar em conta os dias em que poderá ir, porque o preço de um minicruzeiro, por exemplo, pode variar bastante. Se ele ocorre em um fim de semana que emenda com um feriado -como o primeiro de novembro, que junta com a segunda-feira, Dia de Finados-, sairá mais caro. Então, é necessário analisar quanto o passageiro está disposto a pagar.
É preciso ficar atento também às promoções. Na MSC Cruzeiros, há promoções em que o segundo passageiro não paga. Essa vantagem é anunciada com efusão, mas, se você quer ficar uns dias sozinho, não fará nenhuma diferença no valor. Na CVC, crianças de até 11 anos não pagam. Mais uma vez, se você não tiver filhos, não mudará nada.
Outro ponto importantíssimo é analisar os destinos em que o navio para. Há diversas opções. Alguns vão para o Nordeste, outros passam por Punta del Este, por Montevidéu, e ficam uma noite em Buenos Aires -uma boa opção para quem não conhece a capital argentina e não quer ficar só algumas horas por lá.
Para Fernando de Noronha, por exemplo, só a CVC vai, com o navio Orient Queen, que chega pela primeira vez ao Brasil. O destino tem suas particularidades, pois, para que não haja tanto impacto ambiental, não pode receber navios grandes. Já Cabedelo, em João Pessoa, será visitado só por passageiros do MSC Cruzeiros. É bom pesquisar com antecedência os destinos em que o barco para. Isso pode facilitar o passeio e economizar o seu tempo.
Quem vai com crianças pode ficar despreocupado. Todos os navios têm equipes de monitores que comandam atividades para crianças de todas as idades, com brincadeiras, jogos, exibição de filmes e outras atividades. Muitas vezes, o momento de encontro entre pais e filhos acaba ocorrendo só na hora das refeições.
Mas, para os pais que querem aproveitar o tempo com as crianças, algumas equipes de monitoria organizam gincanas entre pais e filhos.
Já os adolescentes, segundo Francisco Ancona, consultor de marketing da Costa e da Ibero, "fazem outra viagem". "Adolescentes normalmente querem ficar com pessoas da mesma idade, e é isso que proporcionamos nos cruzeiros", afirma.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


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