São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAVIOS NA PROA

Italiano foi pioneiro no receptivo de cruzeiros em Santos

Aldo Leone, da Agaxtur, é lembrado como um empresário que difundiu as viagens de navio no Brasil

DA REDAÇÃO

Aldo Leone (1927-2008) deixou entre nós a marca de seu pioneirismo e entusiasmo, especialmente por sua atuação na área de cruzeiros marítimos.
Em 1953, ele fundou a Agaxtur (http://agaxtur.com.br) para atender a uma nova demanda, os passeios para turistas estrangeiros a bordo dos transatlânticos que faziam escala em Santos (SP).
Nascido na Itália, veio ao Brasil ainda menino, em 1936, a bordo do navio Neptunia - e dizia que esse havia sido o seu primeiro cruzeiro.
Anos mais tarde, com os pés no chão e os olhos no horizonte, ele criou, em Santos, uma agência para recepcionar os passageiros de navios da Europa e da América do Norte. E oferecia duas excursões: uma levava para as praias de Santos e do Guarujá, num passeio de quatro horas. A outra, de oito horas, ia até São Paulo pela Estrada Velha, com direito a almoço e visitas aos principais pontos turísticos paulistanos.

Italianos no Brasil
A Agaxtur também foi a primeira operadora a trazer transatlânticos italianos ao Brasil, promovendo um cruzeiro no Réveillon, na virada de ano 1969/1970, a bordo do navio Andrea C, da Costa Armatori, atual Costa Cruzeiros.


Texto Anterior: Navios na proa: Burocracia é menor, mas merece atenção
Próximo Texto: Navios na proa: Veja 74 opções de cruzeiro para este ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.