São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10- Búzios

Vila de pescadores eternizada por Brigitte Bardot virou cult

Búzios (www.buziosonline.com.br), a 179 km do Rio e a 615 km de São Paulo, é puro agito. Foi uma vila de pescadores até ser descoberta nos anos 1960 pela atriz francesa Brigitte Bardot, trazida a esse litoral então ainda pouco explorado pelo namorado Bob Zaguri.
Quando o transatlântico atraca ao largo, observar o movimento à beira-mar do alto do "upper-deck", tomando um drinque na piscina, é um espetáculo. Os navios de cruzeiro apequenam a cidade e quem não desembarca aproveita de um visual natural bonito, vendo as lages de pedra cobertas por cactos avançando até o mar onde, não raro, dá para ver tartarugas até do alto do navio.
Mas desembarcar também é preciso e a praia da Armação onde fica a Orla Bardot, tem, entre outras, uma estátua alusiva à atriz, bancos dos quais dá para observar os transatlânticos e as inúmeras traineiras de pescadores ao largo. Visto dali, o pôr do Sol é surrealista.
Para badalar na rua das Pedras, uma via repleta de andarilhos -seja de noite ou de dia- convém usar calçados confortáveis e roupas leves. Há butiques que vendem biquínis e lojinhas de artesanato, além de restaurantes mais e menos sofisticados e de comidas típicas. Clássico entre as comidinhas locais, o crepe do Chez Michou e o sorvete da Mil Frutas, na Orla Bardot, vão fazer você se sentir definitivamente em Búzios. Entre as praias, às quais se chega a pé, de táxi aquático ou de excursão vendida no navio, as mais conhecidas são de Geribá, da Ferradura e da Ferradurinha, das Caravelas, dos Ossos, Azeda e Azedinha.


Texto Anterior: 9- Maceió: Praias centrais convidam turista a passeios relaxantes
Próximo Texto: 11- Rio de Janeiro: É possível fazer passeios a pé pelo centro carioca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.