São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAVIOS NA PROA

Temáticos reúnem públicos específicos

Roberto Carlos, Toquinho e Claudia Leitte são algumas das atrações previstas para essa temporada

DA REPORTAGEM LOCAL

Navio do centenário corintiano, gastronômico, de moda, cultural, sertanejo, GLS... Além dos cruzeiros comuns, o setor oferece viagens para públicos específicos, e há muitas opções.
"Há 15 anos sentiu-se a necessidade de atrair um público maior para as viagens de cruzeiros marítimos", diz Francisco Ancona, consultor de marketing da Costa Cruzeiros e da Ibero. "As viagens começaram a ganhar a característica de divertimento. Então se iniciaram os temáticos, que são viagens especiais, viagens com valor agregado, com algo a mais."
A Costa Cruzeiros foi a pioneira no assunto. Criou há 15 anos dois temáticos: um dançante e um fitness. Este último está indo para a sua 16ª edição. Com saídas em Santos e no Rio, nos dias 20 e 21 de fevereiro, respectivamente-, o navio Costa Concordia se transforma em uma academia flutuante e pretende atrair mais de 3.500 passageiros. Na programação, aulas de pilates, yoga e corrida, além de oficinas de circo.
"Mas ninguém é obrigado a malhar", afirma Renê Hermann, diretor-presidente da Costa Cruzeiros. "O passageiro faz o que bem entender."
Desde que foram criados, os cruzeiros temáticos atraem cada vez mais gente. A empresa Olympia Cruzeiros, por exemplo, entrou no ramo no verão passado, quando colocou apenas um cruzeiro temático no mar. Agora, organizará três. "Esse mercado tem muito potencial", afirma Egil Greto Guarize, diretor-comercial.
Para fazer os cruzeiros "Navio do Centenário", "Navio Sertanejo" e "Cruzeiro É o Amor", ele fretará dois navios da Costa Cruzeiros e um da Ibero.
No primeiro, ex-jogadores do Corinthians como Neto e outros ainda não confirmados participarão da viagem, que terá ainda uma programação musical bem variada: show do músico Toquinho e dos pagodeiros do Grupo Sereno. No segundo, a dupla Zezé di Camargo & Luciano estará a bordo para comandar um show.
Apesar de as empresas afirmarem que não há diferenciação de público nos cruzeiros temáticos, quem não gosta de música sertaneja deve pensar bem antes de subir em um navio como esse. O catálogo de temáticos da Costa Cruzeiros já explica: "O público participante é em boa parte identificado com o tema".

Navio do Rei
Um dos cruzeiros temáticos mais tradicionais é o do cantor Roberto Carlos, "Emoções em Alto-mar", que será realizado em três opções -todos entre janeiro e fevereiro. A viagem, que está em sua sexta edição, ocorre no maior navio que viajará pela costa brasileira, o Costa Concordia, com capacidade para 3.780 passageiros e 1.100 tripulantes.
Aliás, cantores representam grande parte dos temáticos. Em dezembro, haverá o cruzeiro "Claudia Leitte on Board 2009". O navio Ibero Grand Mistral passará por Santos, Búzios e Ilhabela.
Outros cruzeiros temáticos são os ligados à gastronomia. A Costa Cruzeiros fará a terceira edição do Prata Gourmet, que pernoita em Buenos Aires, na Argentina, e ainda visita Punta del Este, no Uruguai, e, no Brasil, faz Porto Belo, Santos e Rio de Janeiro.
Os passageiros poderão participar de workshops sobre gastronomia e vinhos, além de degustações de comidas. (LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: 21- Buenos Aires: Na capital argentina, há pechinchas por todas as partes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.