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EUA
Indústria de turismo fará campanha no ano que vem para promover esses locais, que arrecadam US$ 10,6 bi/ano
Parques nacionais podem impulsionar economia do país
DA REDAÇÃO
Os parques nacionais dos EUA
não são apenas ricos em beleza
natural mas também representam uma fonte para ajudar a promover um boom na economia do
país. A conclusão é baseada em
recente estudo da Associação de
Conservação dos Parques Nacionais (NPCA, na sigla em inglês),
segundo o qual as pessoas que visitam os parques nacionais do
país gastam US$ 10,6 bilhões por
ano e geram 212 mil empregos.
Os turistas que rumam aos parques da Califórnia, como Yosemite, Sequoia e Joshua Tree, gastam
US$ 1,1 bilhão por ano. "Esses lugares são a alma da América e o
coração de muitas economias locais", disse Courtney Cuff, diretor
regional dos parques.
O estudo utilizou os números
do Serviço de Parques Nacionais
de 2001, no qual constam dados
de 348 parques americanos. A
pesquisa avaliou gastos dos visitantes em hotéis, hospedarias,
acampamentos, restaurantes,
mercados, lojas de suvenires,
além de outras despesas relacionadas à visita. O orçamento do
governo federal neste ano destinado a gastos operacionais, com
equipe, monitoramento de espécies, trilhas e conhecimento de sítios culturais e históricos em parques foi de US$ 1,6 bilhão.
Uma parceria entre a TIA (Travel Industry of America), órgão
que congrega a indústria do turismo nos Estados Unidos, e a Fundação dos Parques Nacionais lançará uma campanha em abril de
2004, com o objetivo de incentivar
turistas a conhecer um ou mais
parques nacionais do país.
O investimento pode ser um
atrativo para reconquistar turistas
que deixaram de ir para os EUA.
Neste ano, houve uma queda de
4% no número de visitantes estrangeiros no país em relação a
2002, segundo o Departamento
de Comércio americano. No ano
passado, o país acolheu 19 milhões de turistas (desconsiderando viajantes do México e Canadá).
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