São Paulo, segunda, 18 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROVENÇA
Igrejas, museu, colégio, ruas e colina constituem o roteiro artístico, que mostra os passos do pintor na cidade
Siga Paul Cézanne em Aix-en-Provence

da enviada especial à Provença

O pintor Paul Cézanne (1839-1906), um líder do movimento impressionista que se tornou antecipador do cubismo, é figura emblemática de Aix-en-Provence.
No extremo norte da cidade, o ateliê que leva seu nome é rodeado de jardins e foi construído em 1901, na colina Les Lauves.
Agora um museu, o local tem no acervo móveis e objetos do artista. Guarda também alguns desenhos e aquarelas originais do pintor.
Para seguir os passos de Cézanne, Aix-en-Provence criou um passeio que explora locais frequentados pelo artista.
Entre os lugares visitados, se destaca o colégio Royal-Bourbon (hoje liceu Mignet), onde Cézanne recebeu formação clássica.
O passeio, que leva às casas onde o pintor nasceu, na rua de L'Opera, e morreu, na rua Boulegon, passa ainda pelo café des Deux Garçons, onde era visto habitualmente.
Entre as igrejas visitadas estão a de Saint Jean Baptiste du Faubourg, onde Cézanne casou com Hortense Fiquet, e a catedral Saint Sauveur, que frequentava.
Para agradar o pai, Cézanne estudou direito por um ano, e o roteiro também visita a universidade.
Outro local ligado ao pintor, a colina Les Lauves, onde ficava seu ateliê, recebe cerca de 40 mil visitantes anualmente.
Já o monte Sainte Victorie, que inspirou muitos quadros, fica 15 km a leste de Aix -e é um convite para viajantes mais aventureiros. (CC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.