São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delicados, vitrais da catedral exigem cuidados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM BRASÍLIA (DF)

Uma se realça fora; outra é bela por dentro. Uma brilha à noite; a outra é para ser vista de dia. A catedral e o santuário Dom Bosco atestam que o trabalho dos vitralistas em Brasília é mesmo algo dos deuses.
A catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida dá as boas-vindas ao turista que chega à cidade. É um dos primeiros prédios na Esplanada do Ministérios. Se o turista for apresentado à ela à noite, melhor. Os vitrais de Marianne Peretti, construídos em 1987 e ora precisando de conservação, são iluminados por dentro, o que torna a obra mais divina.
De autoria de Oscar Niemeyer, a catedral brasiliense levou 12 anos para ser erguida -foi inaugurada em 31/5/1970. Tem formato circular e colunas que lembram mãos espalmadas.Um túnel dá acesso ao seu interior. Lá, pinturas de Di Cavalcanti retratam a Paixão de Cristo. E três anjos, de Alfredo Ceschiatti (1918-1989), fazem virar a cabeça para o alto. Presos ao teto por um fio de aço, parecem voar, em desafio às forças naturais (pesam 100, 200 e 500 kg).
Quando o sol estiver a pino, siga para o santuário Dom Bosco. É quase uma igreja de vidro: 80 colunas, com 16 m, formam as paredes; recobrindo tudo, 1.600 m2 de vitrais irradiam tons em degradê de azul. A sensação é a de estar envolvido por um intenso céu estrelado.
Completando o cenário, um lustre de 2.500 kg e 7.500 elementos de vidro de Murano pende do teto. Milagre seria poder ver, no mesmo momento, os vitrais iluminados pelos raios solares e o Murano brilhando à noite. Mas, aí, seria espetáculo divino demais para os nossos olhos mortais. (JD)


Catedral - Todos os dias, das 8 às 18h
Dom Bosco - W3 Sul, quadra 702; todos os dias, das 8 às 18h



Texto Anterior: Beleza capital: Memorial resume prestígio de JK na capital
Próximo Texto: Beleza capital: Distrito Federal no interior é sonho antigo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.