São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Setembro é ideal para curtir passeios e festivais cariocas

Aproveite a temporada amena para flanar por Leblon e Ipanema, ir à floresta da Tijuca ou agitar no Rock in Rio

Até o engarrafamento no Rio surpreende, exibindo visuais como o sol que se põe atrás do morro Dois Irmãos


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Setembro sinaliza o fim do "polar" inverno carioca e é uma boa época para passear.
Para aqueles que vêm de regiões mais ao sul, não existe inverno de verdade no Rio.
Há o vento e a umidade, e a sensação de frio aumenta na passagem de uma frente fria, mas poucas madrugadas são frias. Além disso, setembro é um dos meses mais secos no Rio, e a probabilidade de tempo bom para o feriado da Independência é grande.
É também em setembro que acontece o Rock in Rio (www.rockinrio.com.br), festival que está de volta às origens depois de passar mais de dez anos levando a marca para fora do país.
Em seguida, já em outubro, será a vez do festival de cinema (festivaldorio.com.br) dar sequência ao cada vez mais extenso calendário de eventos culturais e esportivos.
Com o Maracanã em obras, o turista-torcedor terá de se contentar com um passeio ao Engenhão, o que pode ser uma oportunidade de ir ao outro lado da cidade que não é explorado pelo turismo.
Cheio de encantos, o Rio tem segredos que cariocas guardam somente para si: a possibilidade de ficar preso diariamente num engarrafamento enquanto o sol se põe atrás do morro Dois Irmãos; ou abrir a janela de casa, ou do escritório, e ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar ou a pedra da Gávea. Ou ainda, pasmem paulistanos, poder ir à praia de metrô.
Para quem vem à cidade numa primeira vez, ficar apenas dois dias no Rio pode ser frustrante. Há tanto o que se ver, fazer e aproveitar que uma curta estadia irá gerar uma sensação de que faltou muito para ver.
Então tente ter algumas experiências bem cariocas, num simples fim de semana: flanar por Ipanema e Leblon; tomar um suco e observar prédios art déco em meio ao caos urbano de Copacabana; se isolar em alguma praia mais selvagem na zona oeste; percorrer as trilhas e estradas sinuosas da floresta da Tijuca; conhecer o legado histórico da antiga capital no centro; percorrer as ladeiras de Santa Teresa e o Jardim Botânico; apreciar o pôr do sol no Arpoador ou no posto 9; ou até mesmo sorrir por estar na Barra. E o voo de asa delta desde a pedra Bonita; o pedalinho na Lagoa; aquela cerveja de garrafa num boteco tipo "pé-sujo", ou o chope com petiscos no "pé-limpo"; a vida noturna da Lapa; a feira nordestina de São Cristóvão; um ensaio de escola de samba... Difícil, não? E isso é só o começo. (PEDRO CARRILHO)

Veja mais fotos do Rio - folha.com.br/fg4143


Texto Anterior: Veja sites com dicas de atrações no Rio
Próximo Texto: RIO à carioca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.