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MERCADO
Produto, que será lançado no próximo dia 25 pela Abav e pelo Unibanco, garante cobertura de até R$ 15 mil
Agências de viagem terão seguro para cobrir indenizações
CLÁUDIA COLLUCCI
ENVIADA ESPECIAL A PORTUGAL
A Abav (Associação Brasileira
das Agências de Viagem) e o Unibanco lançam no próximo dia 25
um novo tipo de seguro para proteger as agências de eventuais
ações indenizatórias movidas por
turistas que se sentirem lesados
na prestação de serviços.
A criação do novo seguro foi
aprovada na semana passada pelo
conselho de presidentes da Abav,
ao final de uma reunião anual da
entidade, no Porto (Portugal).
Segundo o presidente da Abav,
Tasso Gadzanis, cada agência
contribuirá mensalmente com R$
80 e terá uma cobertura de até R$
15 mil. A franquia será de R$ 850.
O custo, afirma ele, não será repassado para o consumidor. "É
uma forma de os agentes e os
clientes se sentirem protegidos."
Apesar de não dispor de um levantamento sobre o número de
ações indenizatórias contra agências de turismo, ele afirma que
elas têm acontecido com uma certa frequência e, dependendo do
valor, "quebram" os agentes.
Os tipos de ações são os mais diversos possíveis: desde o caso de
uma noiva que foi casar na França
e teve o vestido queimado pela camareira do hotel até o de intoxicação alimentar de uma criança
provocada por salsicha servida a
bordo de um navio de turismo.
"É um absurdo nos responsabilizarmos por casos desse tipo, mas
a Justiça tem dado ganho de causa
porque o contrato do cliente é
sempre com a agência de turismo", afirma Gadzanis. Para ele, o
seguro protege também o consumidor, pois a maioria dos lesados
não ingressa com ações indenizatórias por conta da burocracia.
A Abav reúne 3.000 das 7.500
agências de viagens do país e detém 80% do volume de negócios
em turismo. As agências não serão obrigadas a aderir ao seguro.
Cláudia Colucci viajou a convite da
Abav e do Icep (Turismo de Portugal).
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