São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

festas

Mercados de rua tomam a Alemanha

O mais antigo, em Dresden, data de 1434

DA REDAÇÃO

Desde o fim de novembro, os centros de cidades alemãs se iluminaram para mais uma temporada dos mercados natalinos, tradição que atrai turistas a esse país no mês de dezembro. Eles funcionam até o dia 23 deste mês.
Além de enfeites artesanais, os mercados vendem comidas típicas dessa época do ano no hemisfério Norte, como vinho quente, salsichas defumadas e carnes curadas. A trilha sonora é garantida por bandas de músicas tradicionais.
O mais antigo é o mercado Striezelmarkt, em Dresden. Ele acontece desde desde 1434, época em que durava só dois dias. As especialidades do mercado de Dresden são as velas, os doces, as massas e os brinquedos de madeira.
O stollen, que tem a forma do menino Jesus envolto por uma fralda e é um pão feito com uvas-passas, amêndoas, casca de limão in natura e casca de limão cristalizado, é um dos destaques. Aqueles que não estiverem em terras alemãs podem encontrar stollen em supermercados e padarias de São Paulo.
As opções de compras no país vão dos mercados mais autênticos nas vilas do interior, em que são vendidos enfeites feitos a mão e bolos, até os grandes magazines das metrópoles, onde a decoração natalina é dada a tecnologias. Entre essas, destaque para a KaDeWe (www.kadewe.de), em Berlim, para a Jungfernstieg (www.hamburg-jungfernstieg.de) em Hamburgo, e para a Leopold, em Munique. Isso sem falar do maior centro de compras do país, a Marketplatz, em Oberhausen (www.oberhausen.de/marktplatz.php).


Texto Anterior: Edifícios históricos se intercalam a vitrines
Próximo Texto: Colômbia: Festival em Medellín vai até 9 de janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.