São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO REAL

Foco

Turista voluntário conhece vida na periferia de Amã e ganha banquete caseiro

Após ajudar a erguer uma casa, grupo faz refeição com família e aprende regra do cumprimento local

DA ENVIADA ESPECIAL A AMÃ

Horário: 6h.
Missão: fazer cimento, transportar tijolos até a obra e levantar um muro. Na hora de fechar um pacote para conhecer a Jordânia, vale -e muito!- falar com a agência de turismo sobre a possibilidade de participar de pelo menos um dia de programa de trabalho voluntário (www.seejordan.org/voluntourism).
A Folha participou de uma dessas ações na periferia de Amã. O objetivo era ajudar na construção da casa de Ahmad Hussein, 35, e Nesreeh, 34, casal com três filhos que entrou em um programa especial de financiamento do governo para famílias carentes.
Em uma manhã regada a chá, as cerca de 30 pessoas que arregaçaram as mangas adiantaram em duas semanas o trabalho dos dois pedreiros.
Por volta das 14h, o prêmio: um almoço com a família, preparado por Nesreeh na casinha em que os cinco vivem enquanto esperam a nova ficar pronta. Ela muda os poucos móveis de lugar, põe e tira colchonetes, pede para o marido ficar lá fora para não atrapalhar a arrumação e encontra, finalmente, uma forma de abrigar tanta gente num espaço tão pequeno.
E chega o banquete: tradicional, servido no chão da sala -onde, aliás, só se deve entrar descalço. Ela não come. Só observa, à procura de rostos de satisfação. E, claro, encontra vários deles. No final, café. Bem forte, marcado pelo gosto do pó de cardamomo.
A hora de se despedir é às 16h. Homens beijam homens. Mulheres beijam mulheres. E mais uma lição de etiqueta: Nesreeh recebe um beijo de um lado do rosto e três do outro - é que o número de beijos corresponde à quantidade de filhos. (PPR)


Texto Anterior: Oriente Médio real: Amã é cercada por locais bíblicos e ruínas romanas
Próximo Texto: Oriente Médio real: Acampar no deserto vira aventura com tempestade de areia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.