UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saca de Lã exige coragem na subida

DO ENVIADO ESPECIAL

Outra formação rochosa que atrai visitantes é a Saca de Lã. Trata-se de vários blocos de granito empilhados, com 30 metros de altura, que recebeu esse nome por parecer com um pilha de sacas de lã, produto vendido na região.
A Saca fica a cerca de 27 km do centro da cidade e a 3 km do Hotel-Fazenda Pai Mateus, por estrada de terra. Dessa distância, anda-se 500 metros por uma pequena trilha, cuja maior vilã é a urtiga, planta que causa coceira.
É recomendável estar com tênis, roupas leves, boné, protetor solar e água. O sol é de rachar o coco.
Após a trilha, é preciso contornar o rio Boa Vista, pulando de pedra em pedra, até chegar à parte de trás das rochas. A partir daí, começa a parte difícil da subida.
É preciso entrar em um vão estreito, entre duas rochas no meio da formação, subir para o topo de uma delas, encarar outro vão estreito, no qual é preciso se arrastar para sair. Uma vez fora, a vista já recompensa, dá para ver o lajedo de Pai Mateus. Basta subir mais uma pedra e chega-se ao topo.
Tudo fica mais fácil com ajuda de guias experientes. Não é recomendável subir sozinho. A italiana Lucrezia Bianconi, 48, estava com receio, mas subiu. "Lindo. Maravilhoso. O paraíso", disse sobre o local. O marido, Andrea Bianconi, 50, preferiu ficar embaixo. "É muito bonito, mas para mim é impossível subir", disse. A Saca de Lã também é muito usada para a prática de rapel. (AP)


Texto Anterior: Sítio reúne arte rupestre de até 4.000 anos
Próximo Texto: Homem ao mar: Ubatuba acolhe mergulhador na entressafra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.