UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos noturnos, nos dias úteis, ou intensivos, nos fins de semana, dão certificação que valem no mundo todo

Aprender a mergulhar leva uma semana

Alcides Falanghe/Folha Imagem
Peixes coloridos podem ser vistos em diversos pontos da costa


HELOISA HELENA LUPINACCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Máscara, nadadeiras, snorkel e cinto de lastro. Esses são os equipamentos que o aspirante a mergulhador deve ter. O investimento seguinte é o curso em si.
Os cursos têm aulas teóricas, em sala, práticas, na piscina, e aula de mar, chamada de batismo, na qual o novato repete, no oceano, os exercícios que aprendeu na piscina. Se tudo correr bem, recebe uma credencial, que o autoriza a mergulhar em qualquer lugar do mundo, sob certas condições.
Quem não sabe nadar pode aprender a mergulhar. Segundo Robert Zwirn, instrutor e dono da escola Aquadive, "nadar usa os braços, as pernas, a cabeça e a respiração. O mergulho usa apenas a cabeça, para pensar, e as pernas, para bater".
Os cursos duram uma semana, ou um fim de semana. Neste caso, as aulas tomam o dia todo e têm um intervalo para almoço.
Depois de receber o certificado, o aluno pode procurar as escolas para fazer mergulhos pelo Brasil (leia texto abaixo). Para mergulhar, basta ter mais de 12 anos. A prática é desaconselhável para asmáticos e epilépticos. Cardíacos devem consultar um médico antes de se aventurar pelos mares.

Certificações
Há, no Brasil, três tipos predominantes de certificação. A Padi (Associação Profissional de Instrutores de Mergulho; www.padi.com) é a mais comum no país, a Naui (Associação Nacional de Instrutores Subaquáticos; www.naui.com.br), uma das mais antigas, e a Pdic (Corporação dos Instrutores Profissionais de Mergulho; www.pdic.com.br), mais rigorosa.
As três têm sede nos EUA e são filiadas à Cmas (Confederação de Atividades Subaquáticas; www.cmas2000.org), órgão criado por Jacques Cousteau para padronizar a prática da atividade.



Texto Anterior: Parque tem trilha auto-explicativa
Próximo Texto: Cursos e pacotes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.