São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região de Guilin alterna picos, rios e paisagens idílicas

Pedida para quem quer um contato um pouco mais próximo com a natureza é rumar à vizinha Yangshuo

Grande número de mochileiros faz com que Yangshuo seja bem servido de pousadas rurais e albergues

DO ENVIADO À CHINA

As paisagens da região de Guilin, na província de Guangxi, estão entre as mais antigas e populares de toda a China. E a cidade que dá nome a região, com 700 mil habitantes, é o ponto de partida para conhecer a profusão de picos calcários, que inspiraram pintores e poetas, refletidos em rios calmos e cercados por pequenas vilas e campos de arroz.
Por mais que a região seja conhecida pelo nome de sua principal cidade, com seus lagos, parques e ruas arborizadas, como centro do turismo da província, Guilin pode parecer comercial em demasia para alguns visitantes.
A pedida para quem quer um contato um pouco mais próximo com a natureza, então, é rumar para a vizinha cidade de Yangshuo, a uma hora de ônibus. E acredite: as paisagens aqui são ainda mais espetaculares que as vistas em Guilin.
Menor e mais tranquila que a cidade vizinha, Yangshuo foi um dos primeiros grandes redutos de mochileiros estrangeiros na China desde que os portões vermelhos do país foram abertos ao turismo internacional.
Também muito visitadas desde a abertura da China para o turismo internacional, Dali e Lijiang ficam na província de Yunnan.
Atraídos pela beleza da região, muitos resolveram ficar e aos poucos a cidade passou a ser uma espécie de enclave de confortos entre os ocidentais viajando pela China. Obviamente o segredo deixou de ser segredo e hoje a cidade vive lotada também de turistas chineses em enormes grupos de excursão.

BONS ALBERGUES
O grande número de mochileiros que passam por Yangshuo faz com que a cidade e seus arredores sejam muito bem servidos de albergues e charmosas pousadas rurais. Os albergues costumam oferecer todo tipo de passeio, além de cursos de mandarim, tai-chi e culinária, e atividades como escalada e rafting. Também ajudam na compra de passagens de ônibus e trens, e alugam bicicletas, o meio de transporte preferido dos viajantes.
A maioria dos turistas chega a Yangshuo vindos de Guilin de ônibus e principalmente em cruzeiros pelo rio Li. No trecho do rio entre as duas cidades ficam as paisagens mais famosas da região, incluindo a vista panorâmica que ilustra a nota de 20 renminbi. Também dá para percorrer a pé os 20 quilômetros de trilhas e estradas de chão entre as vilas de Yangdi e Xingping, ambas pitorescas cidades históricas. No caminho dá para ver o cotidiano das comunidades rurais que vivem nas margens do rio.
Outro rio, o Yulong, tem paisagens similares -muitos viajantes preferem o ambiente mais tranquilo desse rio.

PEDALAR É ALTERNATIVA
A maioria percorre de bicicleta o trajeto entre a cidade e a Ponte do Dragão, uma histórica ponte de pedra, passando por trilhas e estradinhas de terra (ou lama, dependendo da época do ano). Uma forma relaxante de curtir as paisagens é descendo o rio numa jangada de bambu.
Sobrevoos de balão ao amanhecer estavam entre as atividades mais populares de Yangshuo até uma série de acidentes levarem as autoridades a proibirem a prática.
Há outras atividades menos energéticas: uma, ao cair da noite, é assistir a tradicional pesca com cormorões treinados. Outra é o show "Impressions Liu Sanjie" dirigido pelo cineasta Zhang Yimou, que também foi responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Com uma dúzia de picos vizinhos à cidade iluminados e cerca de 600 atores locais, o espetáculo de luz e sons impressiona os turistas com sua magnitude e beleza. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Panorama: Moon Hill fica próximo ao rio Yulong
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.