São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Histórico e célebre, local atrai curiosos e beatlemaníacos

Mais conhecido como local onde John Lennon viveu e foi assassinado, prédio é um marco histórico nacional

A lista dos moradores famosos inclui a atriz Lauren Bacall, a cantora Roberta Flack e Leonard Bernstein, compositor

MARINA DELLA VALLE
DE SÃO PAULO

No último dia 8/12, uma multidão passou pela região do Central Park, em Nova York, para deixar flores, desenhos e fazer homenagens.
A ocasião? Os 30 anos do assassinato do ex-Beatle John Lennon. O local? O espaço em frente ao edifício Dakota, onde ele foi morto por Mark Chapman.
A demonstração dos fãs de Lennon dão uma pista sobre a força do interesse em prédios ligados a acontecimentos históricos e culturais.
Mais lembrado pela morte de Lennon -a viúva, Yoko Ono, ainda mora ali-, o edifício Dakota teve outros moradores famosos, foi cenário de filmes e é mencionado em livros, guias e músicas.
A lista de moradores famosos inclui as atrizes Lauren Bacall e Judy Garland, o compositor Leonard Bernstein, a cantora Roberta Flack, o ator Boris Karloff e o bailarino Rudolf Nureyev, entre tantas outras celebridades.
O portentoso prédio também serviu como cenário para o clássico filme de horror "O Bebê de Rosemary" (1968), um dos filmes mais conhecidos de Roman Polanski, com Mia Farrow e John Cassavetes.
Terminado em 1882, o Dakota foi projetado por Henry J. Hardenbergh, que depois também planejou o New York Plaza.
Não por acaso, já em 1976 o edifício passou a ser considerado "National Historic Landmark", ou seja, marco histórico nacional, descrito como "um dos primeiros prédios de apartamentos em grande escala" de Nova York.
Hoje no coração da metrópole, o prédio tem uma história curiosoa sobre seu nome: o edifício teria sido batizado como Dakota porque, na época em que foi construído, o Upper West Side de Manhattan era pouco habitado e considerado remoto como o território de Dakota.
Testemunha do desenvolvimento de uma das cidades mais conhecidas do mundo, parte integrante da história de Nova York, o Dakota continua atraindo turistas para uma foto diante de sua fachada -beatlemaníacos ou não.


Texto Anterior: No inverno, Nova York veste o cachecol e desliza sobre patins
Próximo Texto: Comida 1: Próximo mês festeja o Ano Novo Lunar chinês
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.