São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

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Guia Zagat ajuda na hora de escolher bons restaurantes

Tim Zagat idealizou tabela em que o preço, a comida, a decoração e o serviço são avaliados, recebendo nota

Dicas também podem ser vistas na internet, com as avaliações e as informações essenciais sobre cada restaurante

DE SÃO PAULO

Entre os quase 20 mil restaurantes e rotisserias de Nova York, é difícil encontrar um estabelecimento que não mostre na fachada o adesivo "Zagat Rated" -ou avaliado pelo guia Zagat.
Controvertido e hiperativo, com uma inteligência cáustica e irriquieta que lembra a do jornalista brasileiro Paulo Francis (1930-1997), correspondente da Folha em Nova York entre 1976 e 1994, Tim Zagat já disse que "não liga para estrelas" numa referência desairosa ao guia gastronômico francês Michelin. Os guias Zagat (www.zagat.com) não têm a repercussão e o peso dos guias Michelin vermelhos (www.michelin.com), especializados em classificar com até três estrelas bistrôs e restaurantes de chefs superchiques. Mas, em compensação, são mais práticos e populares. Eles começaram impressos e avaliando restaurantes nova-iorquinos. Hoje, sua rede, centrada em Nova York, é também alimentada por uma rede de editores-correspondentes e 300 mil internautas cadastrados.
O PULO DO GUIA
O segredo de Tim Zagat, 70, foi criar uma tabela em que diferentes aspectos são avaliados, com notas para quesitos como comida, decoração, serviço e preço -esse qualificado com os conceitos I ("inexpensive", ou barato), M ("moderate" ou moderadamente caro), E ("expensive", caro) e VE ("very expensive", muito caro).
A fórmula resulta numa nota média que é ferramenta prática na hora de ajudar a escolher um restaurante que combina com o freguês e com o orçamento da viagem.
Presentes em cerca de 80 cidades do mundo, os guias Zagat são ideais mesmo para os glutões que visitam Nova York e informam dados objetivos dos locais, tais como endereço, telefone, horário de funcionamento e faixa de preço da refeição. (SILVIO CIOFFI)

ZAGAT
Zagat 2011 New York City Restaurants
EDITORA Zagat
QUANTO US$ 15,95 (352 págs.)

MICHELIN
Michelin Guide New York City 2011: Restaurants & Hotels
EDITORA Michelin
QUANTO US$ 18,99 (552 págs.)




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