São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Israel lança roteiro que retraça passos da Virgem Maria

Peregrinação inclui o local onde ela teria nascido, no norte do país, e fonte e túmulo próximos a Jerusalém

No ano passado, 69% de 3,5 milhões de turistas que passaram pelo país eram cristãos. Desses, a maioria era católica

DA ASSOCIATED PRESS


Em sua mais nova campanha para atrair peregrinos cristãos, Israel convida turistas para refazer os passos da Virgem Maria. Um novo itinerário, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, auxilia operadoras de tours a planejar peregrinações pelos locais relacionados com a vida da mãe de Jesus.
O roteiro inclui o local onde ela teria nascido, perto de Nazaré, no norte de Israel, assim como a fonte de Maria e o túmulo da Virgem, próximos a Jerusalém.
Segundo o Turismo israelense, o país há muito facilita peregrinações de cristãos que retraçam os passos de Jesus, passando pelos locais de sua crucificação e ressurreição, de Jerusalém ao mar da Galileia, onde ele teria caminhado sobre as águas.
Trabalhando com palestinos, Israel auxilia visitas a Belém, a vila onde Jesus teria nascido, na Cisjordânia.
O itinerário da Virgem Maria também engloba locais sagrados na Cisjordânia, incluindo Belém. Membros do Ministério do Turismo afirmam trabalhar de perto com os palestinos em questões de turismo, embora esse itinerário não tenha sido especificamente coordenado com eles.

MAIORIA
Em 2010, 69% dos quase 3,5 milhões de turistas em Israel eram cristãos, em sua maioria, católicos. Agora Israel encoraja o retorno daqueles que já fizeram sua primeira peregrinação.
Na igreja da Visitação, em Ein Karem, a guia Ein Mor Pnina diz aos visitantes que eles estão no local onde a Virgem Maria, grávida, teria visitado sua prima, Isabel.
"Nós todos podemos ver a história da Terra Santa aqui", afirma, antes de levar os turistas para a cripta da igreja, que tem as paredes cobertas de pinturas de cenas mostrando Maria e outras figuras bíblicas.
Lina Haddad, diretora de marketing do turismo religioso de Israel, afirmou que a brochura destacando o itinerário da Virgem Maria, lançado em inglês na semana passada, será traduzida para espanhol, francês, italiano, polonês e português.


Texto Anterior: Mais tempo no mar: Cruzeiro de longa duração é preferido por brasileiros
Próximo Texto: Galícia: Custo de Cidade da Cultura gera polêmica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.