São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Próximo Texto | Índice

VIDRADO NAS GERAIS

Água termal e passado de glamour dão fama à cidade

Antes um destino exclusivo, Poços de Caldas perdeu aura de sofisticação após proibição do jogo em 1946

Pedro Carrilho
Casas e prédios de Poços de Caldas ao redor da praça Pedro Sanches ao anoitecer, vistos a partir do Carlton Palace Hotel, localizado no centro da cidade que fica na região sul de Minas Gerais

PEDRO CARRILHO
ENVIADO ESPECIAL A POÇOS DE CALDAS (MG)

Repousando no interior da cratera de um vulcão há eras extinto, a atual tranqüilidade de Poços de Caldas contrasta com seu distante passado geológico e seu mais recente período áureo da primeira metade do século 20.
Mas sua fama como destino turístico depende tanto de um como de outro.
Situada a uma altitude de 1.200 metros em meio à serra da Mantiqueira, e cercada por vales, campos e montanhas, Poços de Caldas atrai um grande número de turistas em busca de suas águas termais e do sossego das praças arborizadas.
Maior do que as demais estâncias hidrotermais do sul de Minas e mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte, Poços de Caldas recebe a maior parte dos visitantes saídos do interior paulista devido à proximidade de cidades como Ribeirão Preto e Campinas. Para chegar a Poços de Caldas, o turista passa por paisagens de beleza tipicamente mineira.
Seu centro moderno de ruas planejadas é entremeado por grandes praças e por parques floridos e arborizados.
Rica em recursos hídricos, de clima agradável e ladeada por uma serra densamente florestada, a fama de Poços de Caldas vem, no entanto, da época em que figurava entre os mais exclusivos destinos turísticos brasileiros.
Fundada em 1872, foi freqüentada por uma elite de intelectuais, políticos e empresários, mas, aos poucos, foi perdendo a aura de estação hidrotermal mais sofisticada do país. Principalmente após a proibição do jogo no Brasil, em 1946. As termas e os parques, além do hotel e do cassino, testemunharam um passado mais glorioso.


Próximo Texto: Fontes de água mineral relaxam visitante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.