São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

INTERNACIONAL

Unesco elege dez sítios como patrimônio

DA ASSOCIATED PRESS

Uma cidade medieval na Alemanha, uma outra mineira no Chile e sítios arqueológicos no Irã e na China estão entre os dez novos locais adicionados à lista de patrimônio mundial da Unesco na semana passada. O Comitê de Patrimônio Mundial, que realizou o encontro em Vilna, a capital da Lituânia, também acrescentou sítios da Itália, de Omã, da Polônia, da Espanha, da Síria e do Reino Unido à sua lista. A relação de patrimônio cultural e natural agora tem 830 lugares.
A Unesco incluiu a ponte de Vizcaya, na Espanha, e as minas da Cornualha e West Devon. Em declaração, representantes da entidade elogiaram também o antigo o sistema de irrigação de Aflaj, em Omã, ainda usado pelos moradores, como "uma forma excepcional e conservada de uso da terra".
O comitê adicionou dois castelos na Síria, construídos por militares medievais, incluindo Krak des Chevaliers, na lista das mais bem preservadas edificações das Cruzadas.
Por outro lado, a Unesco sinalizou, durante o encontro em Vilna, que a inclusão de sítios está sendo cada vez menor. "O número de novos sítios está caindo; os critérios estão ficando mais rígidos", disse a porta-voz da Unesco, sem apresentar razões.
A decisão da Unesco de não proteger o monte Everest agitou ambientalistas, como o grupo Friends of Earth (Amigos da Terra). Segundo eles, o aquecimento está derretendo os glaciais ao redor do pico.


Texto Anterior: MSC: Segundo hóspede não paga cruzeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.