São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISPANIOLA DIVIDIDA

Na estrada, vêem-se hábitos, como charquear a carne para conservá-la, e o artesanato do país

Contemplativo vai ao oriente; aventureiro, segue direção norte

DO ENVIADO ESPECIAL A REPÚBLICA DOMINICANA

Para os que preferem curtir o visual azul, se estirar ao sol e relaxar nas águas mornas do mar do Caribe, as melhores pedidas são as praias do leste, banhadas pelo mar do Caribe, nas Províncias de La Romana e de Higuey, que estão a cerca de 250 km da capital. Lá se encontram o gigantesco resort Casa de Campo, as famosas praias do bico da ilha, Punta Cana e a paradisíaca ilha Saona, que faz parte do Parque Nacional do Leste.
Quem deixa Santo Domingo em direção às praias do leste deve percorrer 200 km de uma estrada estreita e sinuosa. Nesse trecho a paisagem é sempre plana e varia entre plantações de cana-de-açúcar, vilarejos à beira da estrada e pequenas propriedades de criação de porcos, cabras e aves, além da vegetação natural e do mar.
É comum encontrar barracas que exibem porcos e cabritos recém-abatidos pendurados à venda, aos olhos de quem cruza a estrada. A cena é pesada, mas faz parte da cultura local, que, devido à escassez da energia elétrica, faz charque para preservar a carne. Ao lado das barracas de abate ficam as de artesanato e as de pintores, que estendem inúmeras telas em suas fachadas, chamando a atenção de quem passa.

Rumo ao norte
O caminho é um pouco mais longo aos mais aventureiros, que devem rumar ao norte da ilha, à beira do Atlântico. O norte é ligado à capital por estradas precárias e que não oferecem um caminho direto. A melhor opção, nesse caso, é atravessar a ilha de avião até a Província desejada.
Essa região oferece grande diversidade de atividades para os que apreciam a natureza submarina - há pontos de mergulho em Samana e em Puerto Plata. No norte também venta muito, e as altas ondas na praia Cabarete, localizada na Província de Puerto Plata, são ideais para a prática de surfe e de windsurfe.
É também no norte que podem ser avistadas as baleias jubarte. (CAIO GUATELLI)


Texto Anterior: Puros: Americano prefere baforar dominicanos
Próximo Texto: Hispaniola dividida: Costa leste coleciona as praias mais idílicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.