São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Amsterdã é cortada por 100 km de vias-d'água

Rotas aquáticas foram planejadas principalmente durante o século 17

Meios para aproveitar os canais locais são em city tours, em barcos turísticos ou dividindo pedalinhos com amigos

DO ENVIADO À EUROPA

Ao mesmo tempo efervescente e tranquila, cosmopolita e provinciana, liberal e civilizada, Amsterdã é sem dúvidas linda, principalmente nos dias ensolarados.
Os mais de cem quilômetros de canais locais foram planejados principalmente durante o século 17. Nessa época, foram criados canais concêntricos ao redor do miolo central, recortados por canais secundários. Esse cinturão, o Grachtengordel, foi a parte mais próspera da cidade, com suas elegantes casas e paisagens aquáticas.
Não faltam oportunidades para aproveitar os canais da cidade, seja em city tours em barcos turísticos ou dividindo pedalinhos com amigos.
Vale a pena visitar o Woonbootmuseum (www.houseboatmuseum.nl), uma oportunidade para observar como funciona por dentro uma típica casa-barco.
A pedida é caminhar, pedalar e navegar pelas ruas e canais dos distritos adjacentes ao centro, como o Jordaan e o Grachtengordel. Um piquenique no Vondelpark, aproveitar o silêncio do Begijnhof e observar os cisnes que nadam pelos canais do Red Light District também são experiências que fazem parte da alma da cidade.
Para comer e economizar durante o dia, vá ao mercado da Albert Cuypstraat. Com mais de 1 km de extensão, é considerado um dos maiores do continente europeu.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Fuja do fim de semana para visitar Bruges
Próximo Texto: Pacotes por pessoa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.