São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Multirracial, o país é um dos "tigres asiáticos"

Renda per capita é a 6ª mais alta do planeta

DE SÃO PAULO

Rica e vibrante, a Cingapura moderna já foi uma ilha de piratas e pescadores, um povoado incipiente destruído pelos portugueses, colônia britânica e parte da Malásia.
Esse passado agitado e migrações ao longo da história de Cingapura contribuíram para sua população heterogênea, com predomínio de chineses, malaios e indianos.
Na metade dos anos 1800, a demanda por borracha e estanho do Ocidente tornou Cingapura a dona de um dos maiores portos do mundo.
O grande desenvolvimento econômico veio nos anos 1960, com o comando do país nas mãos de Lee Kuan Yew (primeiro-ministro de 1959-1990). Foi com ele que Cingapura passou a caminhar com as próprias pernas, ao se separar da Malásia, em 1965.
Hoje com o título de ministro-mentor, ainda é a figura mais central do país.
Cingapura sofreu uma retração da economia em 2009, com a crise global, mas logo viu a taxa de crescimento econômico alcançar os 14,7%, em 2010, com o impulso das exportações. (PPR)


Texto Anterior: Encruzilhada gastronômica
Próximo Texto: Pacotes que incluem Cingapura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.