São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANDES

Chile é a primeira parada de "Diários"

DO ENVIADO ESPECIAL AO CHILE

O Chile é o primeiro país a ser descoberto pela dupla de aventureiros argentinos Ernesto "Che" Guevara (1928-1967) e seu amigo Alberto Granado em sua trajetória retratada em "Diários de Motocicleta", o sexto longa de Walter Salles, em cartaz em todo o Brasil.
O filme é baseado nos relatos do próprio Ernesto Guevara de la Serna, 23, então estudante de medicina conhecido como "El Fuser" (interpretado pelo ator Gael García Bernal), e do bioquímico Granado, 29, (Rodrigo de la Serna), que resolveram descobrir a América do Sul em 1952 em cima da motocicleta La Poderosa, uma velha Norton 500, ano 1939.
Os dois saem de Buenos Aires e cruzam a fronteira de barco, atravessando um dos inúmeros lagos na divisa entre os dois países para aportar em terras chilenas. Então passam por cidades como Temuco, Los Angeles, Valparaiso e, ao extremo norte do Chile, o árido deserto do Atacama.
A partir daí, a dupla segue para o Peru, onde Che amadurece as idéias que o transformariam no futuro revolucionário.
(ROBERTO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Andes no retrovisor: Piquenique proporciona pausa bucólica
Próximo Texto: Pacotes para o Chile, preços por pessoa em quarto duplo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.