São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTINO BRASIL/SE

Moqueca de caranguejinho é defumada na palha

Para pescar o pequeno crustáceo encontrado na região, os homens fazem barulho com latas

No caminho para vilarejo baiano, parada em ilha de areia intermitente rende mergulho tranqüilo


DO ENVIADO ESPECIAL

O prato típico da região de Mangue Seco é o aratu, uma espécie de caranguejo bem menor do que o uçá, aquele que é normalmente servido nos restaurantes de Aracaju.
O aratu vive na beira do mangue e é abundante nessa região. Os nativos chamam de moqueca de aratu uma porção de carne cozida e bem temperada envolta em folha de oricuri, uma espécie de palmeira. Depois de enrolada, a porção vai novamente ao fogo, dessa vez para defumar levemente com a fumaça da queima da palha.
A pesca do aratu é curiosa. Diferentemente do caranguejo comum que vive enterrado no mangue, este pequeno crustáceo vermelho vive na superfície e é atraído pelo som. Assim, os pescadores fazem barulho como assobios e batidas em latas para atraí-los. Mesmo assim, não é fácil conseguir um quilo de carne. Como o animal é muito pequeno, é necessário juntar uma centena deles. (LW)


Texto Anterior: Destino Brasil/SE: Ida a Sergipe exige esticada à baiana Mangue Seco
Próximo Texto: Ilha da Sogra agrada até mesmo genros e noras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.