São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Penedo atrai com herança finlandesa e mata verde

Arquitetura nórdica emoldura distrito de Itatiaia, a 500 metros de altitude

Local foi fundado em 1929 por um agricultor finlandês que almejava modo de vida simples e integrado à natureza


DO ENVIADO A ITATIAIA

Situada a apenas três quilômetros da via Dutra, Penedo, distrito de Itatiaia, tem a peculiaridade de ter sido a única colônia finlandesa estabelecida no Brasil.
O local foi fundado em 1929 pelo agricultor finlandês Toivo Uuskallio, que almejava um modo de vida mais simples e natural.
Passados mais de 80 anos de sua fundação, Penedo é hoje uma pequena comunidade formada pelos descendentes dos pioneiros e há tempos deixou seu passado utópico e agrícola para trás, desenvolvendo sua vocação para o turismo natural.
Mais do que Itatiaia propriamente dita, Penedo serve como agradável base para explorar a região, contando com boa infraestrutura hoteleira, restaurantes e lojinhas.
O clima não chega a ser típico de montanha, uma vez que a cidade se situa a cerca de 500 metros de altitude. Aqui, o que vale é o clima de faz de conta.
Os arredores da região apresentam algumas modestas atrações naturais, mas o que traz a maioria dos visitantes é realmente a curiosidade sobre o que restou da cultura finlandesa, além de suas tranquilas pousadas.

CHALÉS NÓRDICOS
A arquitetura típica de chalés nórdicos é reproduzida principalmente no shopping Pequena Finlândia, o coração do distrito. O local possui, inclusive, a casa de Papai Noel, considerada a residência oficial do bom velhinho no hemisfério Sul.
Para quem busca uma viagem mais focada em história, vale visitar o museu Finlandês, que exibe fotos e objetos que retratam a trajetória dos colonos e, aos sábados, abriga bailes de polca.
Se a ideia é percorrer as raízes coloniais do distrito na culinária local, não deixe de visitar o Café Korvapuusti e o restaurante Koskenkorva (www.koskenkorva.visitepenedo.com).
Além da culinária finlandesa, é possível saborear especialidades alemãs e suíças na Casa do Fritz (www.casadofritz.com.br). No Wein Stüble, vale dar uma olhada na excelente carta de cervejas importadas (www.weinstuble.com). E não para por aí: há ainda o Sorvete Finlandês (www.sorvetefinlandes.com.br) e fábricas de chocolates. (PEDRO CARRILHO)



Texto Anterior: Parte baixa é habitat de mais mamíferos
Próximo Texto: Serrinha do Alambari é refúgio alternativo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.