São Paulo, segunda, 21 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO INVERNO NORDESTINO
Garanhuns vira a Suíça pernambucana

Edson Franco/ Folha Imagem
Turistas se preparam para cavalgada na fazenda Sambaiba, que pratica o turismo rural em Garanhuns


JOSÉ ALBERTO GONÇALVES
free-lance para a Folha

Temperaturas em torno de 9øC, jardins floridos, chocolates caseiros e passeios por serras com altitudes de até 1.030 metros.
Acredite, esse cenário pode ser apreciado in loco no agreste de Pernambuco e é palco, até o dia 26, do 6º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que começou na última sexta-feira, dia 18.
Encravada numa reserva hidromineral, rica em magnésio, Garanhuns é conhecida como Suíça pernambucana, cidade das flores e das sete colinas e terra da garoa, entre outras expressões que apontam sua vocação turística peculiar no meio do agreste.
A cidade fica a apenas 230 km da capital do Estado, Recife.
Entre maio e agosto é a época de frio mais intenso na região, que faz parte do circuito de inverno de Pernambuco.
"A cidade tem um clima medicinal por causa das baixas temperaturas e das fontes de água mineral", informa Valdeck de Garanhuns, artista de mamulengo (fantoche) e contador de lendas brasileiras no programa "Lá Vem História", da TV Cultura.
Valdeck conta que, mesmo no verão, as temperaturas começam a baixar depois das 16h e ficam próximas a 20øC.
Garanhuns conta com 21 hotéis, totalizando 1.800 leitos, e uma população de pouco mais de 130 mil habitantes.
Entre os principais pontos turísticos da cidade, podem ser enumerados o relógio das flores, com quatro metros de diâmetro, que funciona a cristal de quartzo, e a igreja do Timbó.
O Cristo do Magano fica a 1.030 metros de altitude, o ponto mais alto de Garanhuns, e foi erguido sobre um mirante em forma de fortaleza.
O lugar oferece uma boa visão da cidade e da planície que se estende em direção ao sertão.
Nos últimos anos, tem se desenvolvido na região o turismo rural. Há seis fazendas no município.
A origem de Garanhuns remonta ao século 17, quando brancos e negros para lá se deslocaram, fugindo da dominação holandesa.
Circuito de inverno
Além de Garanhuns, outras três cidades do interior pernambucano -Triunfo, Gravatá e Taquaritinga- compõem o circuito de inverno do Estado, com uma gama variada de alternativas ecológicas, culturais e gastronômicas à disposição do visitante.
Cidade mais fria de Pernambuco, experimentando até 6øC durante a madrugada, Triunfo é uma boa opção de turismo ecológico.
O roteiro pode começar pelo ponto mais elevado do Estado, o pico do Papagaio, com 1.260 metros de altitude.
Depois, o aventureiro pode seguir para o poço do Dantas, a furna dos Holandeses, a cachoeira do Grito e o sítio das Almas, onde Lampião se refugiava.

Prefeitura: tel. (081) 761-1156.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.