São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRÉCIA

Atenas revela segredos de saqueadores de antigüidades

DA REUTERS

Em plena luta para recuperar seus tesouros antigos, a Grécia abriga uma exposição sobre os segredos do saqueadores de antigüidades do passado e do presente. Fotografias do século 18 com aristocratas posando orgulhosos ao lado de peças de arte grega roubadas podem chocar os visitantes do museu Benaki, em Atenas, mas a exibição "História Perdida" não é apenas uma volta ao passado.
Para os organizadores, o momento não poderia ser melhor: museus célebres ao redor do mundo, como o Getty de Los Angeles, cujo ex-curador do acervo de antigüidades está sendo sendo julgado por tráfico de peças antigas, começam a devolver obras pilhadas. A ética dos museus ocidentais está sendo intensamente debatida, bem como quais são as medidas para a preservação do patrimônio mundial.
Exemplos de países que, nos últimos anos, começaram a exigir, com sucesso, a devolução de antigüidades pilhadas, como da Grécia, do Chipre, da Itália e da Turquia, são apresentados. A mostra é dividida em duas partes: antes e após da convenção da Unesco de 1970 -sobre o tráfico ilícito de patrimônio cultural- que levou o ex-diretor do Metropolitan Museum a declarar: "A era da pirataria acabou".


MUSEU BENAKI
www.benaki.gr


Texto Anterior: EUA: Mostra resgata origens do cristianismo e do judaísmo
Próximo Texto: Aviação 1: Gol parcela passagens em dez vezes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.