São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DA COR DO AMOR

Doação da peça é homenagem a brasileira

Smithsonian exibe o maior rubi do mundo

DA ASSOCIATED PRESS

Um dos maiores rubis do mundo pode ser visto pelo público pela primeira vez desde sábado. Trata-se da nova estrela da Coleção Nacional de Pedras Preciosas do Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos.
A pedra Carmen Lucia, de 23,1 quilates, é "o maior e mais bem facetado rubi exposto ao público", segundo Jeffrey Post, curador da coleção de pedras.
Descoberto em Mianmar -antiga Birmânia- nos anos 1930, a pedra estava em uma coleção privada até agora.
Pequenos fogos de artifícios que parecem espocar dentro da pedra quando ela gira são focos de luz refletidos em suas facetas. A pedra integra um anel de platina com diamantes.
A jóia foi doada ao museu por Peter Buck em memória de sua mulher, nascida no Brasil. A senhora Buck tinha muito orgulho de ter se tornado uma cidadã norte-americana. Depois de sua morte, seu marido, o co-fundador da cadeia de sanduíches Subway, decidiu comprar a pedra para o museu como um presente da nação em sua memória.
"A pedra não é tão grande como o célebre diamante Hope ou outras pedras, mas é tão grande quanto um rubi pode ser", explica o curador.
Post afirma que em muitas coleções, grandes pedras vermelhas são expostas sob o título de rubi quando são, na verdade, espinélios, um tipo diferente de mineral que também é vermelho. Enquanto rubis são de óxido de alumínio, espinélios são de óxido de magnésio. Tais pedras se assemelham a rubis e atraíram muita atenção no passado porque geralmente são maiores.
Segundo Posto, o rubi Carmen Lucia tem valor incalculável. Ele explica que, ainda por cima, quando uma pedra grande e brilhante se torna conhecida, muitas pessoas se interessam por ela, que se torna impossível de ser avaliada.


Texto Anterior: Bósnia: Sarajevo perde museu mais importante
Próximo Texto: Panorâmica - Iberia: Companhia vende bilhete RJ-Madri-RJ por US$ 747
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.