São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mar e rio da Amazônia viram sala de aula

DA REPORTAGEM LOCAL

"Nunca vou me esquecer como segurar um jacaré", conta Bruno Villamea Santos, 16, que viveu a experiência na Escola da Natureza, um barco com salas de aula, refeitórios, laboratórios e dormitórios que circula por rios próximos a Manaus (AM). O barco pertence ao Objetivo, assim como a Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ). Bruno freqüentou as duas em cursos que duram uma semana cada um.
Depois das estadas, conta ter mudado a forma de ver a natureza e agora se preocupa mais com o ambiente. "Antes eu andava na rua, dava três passos e jogava o papel no chão se não visse um lixo por perto." Hoje ele diz guardar o papel na mochila e ainda briga com quem polui as vias públicas.
Para a estudante Bruna Rossi Herling, 18, que também frequëntou as duas escolas, fica mais fácil interpretar o que o professor diz em sala de aula depois de fazer os cursos in loco. "Após essas aulas práticas, você aprende o valor da natureza." E dá um exemplo: "Quantas tartarugas morrem no mar por confundir um saco plástico com uma água-viva?"
Fazem parte da grade curricular da Escola do Mar ecossistemas litorâneos, química da água e biologia marinha. A escola oferece dois cursos diferentes, um mais profundo que o outro, para o aluno que já foi uma vez voltar em outro ano. Algumas atividades em Angra são o mergulho com cilindro e a abertura de um ouriço para analisá-lo por dentro.
Já os alunos de Manaus aprendem sobre botânica e ecologia, fazendo inclusive turismo ao observar o encontro das águas do rios Negro e Solimões e visitando o teatro Amazonas. As duas escolas são freqüentadas por alunos do Objetivo e da Unip (Universidade Paulista) e exigem relatórios diários, tarefa que não agradava Bruno. "Mas foi legal porque no fim eu lembrei de tudo." (MV)


Texto Anterior: Renda de festa junina paga cisternas no PI
Próximo Texto: Polêmica, Porto Seguro se agita até as 5h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.