São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL ALAGOANO

Irmãs fazem design com identidade nordestina

Ana Maia e Rosa Piatti começaram decorando pousadas na praia; hoje obras estão em hotéis pelo mundo

DA ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ

A decoração de pousadas no litoral fez duas irmãs de Maceió verem suas criações em hotéis e exposições pelo mundo. As arquitetas Ana Maia, 46, e Rosa Piatti, 49, criam há oito anos. As pousadas -principalmente as de São Miguel dos Milagres- foram o cartão de visitas.
Logo o trabalho delas caiu no gosto de turistas estrangeiros. Com exposições em Portugal, França e Milão e prêmios como os do AF Milano, na Itália, da Expo Art San Francisco, nos EUA, e do Top 100 Artesanato, no Brasil, elas vêem a sua arte correr o mundo.
E nem pensam em deixar o Brasil. O ateliê Viver de Arte (www.viverdearte.com.br), no bairro do Farol, em Maceió, tem cem colaboradores.
As peças misturam influências africanas, indígenas e orientais. Vão de alguidares a vestidos pintados à mão. Nada muito folclórico. São, segundo elas, peças com leitura universal e identidade cultural.
A arte das irmãs está em hotéis de Mônaco, Nice e Paris. Mesmo assim, garantem, o preconceito está presente no seu dia-a-dia. "Além de sermos mulheres, somos nordestinas. É uma luta", desabafam.
Mas quem foi criada com exemplo de mulher desbravadora dentro de casa tira de letra: Zélia Maia, 80, mãe delas, fundou em 1955 o curso de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas. (PPR)


Texto Anterior: Pacotes com aéreo; preço por pessoa, em quaerto duplo
Próximo Texto: Foco: Sair à noite é "ir ao forró", ainda que esse estilo musical não toque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.