São Paulo, Segunda-feira, 22 de Março de 1999
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HOTELARIA
Resort foi o primeiro empreendimento no país
Itaparica é sede de village há 2 décadas

do enviado especial a Itaparica

O Club Med nasceu Club Méditerranée em Alcudia, nas ilhas Baleares, e herdou seu nome do mar Mediterrâneo, em 1950.
A Europa emergia da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e, preocupado em re-socializar as pessoas, o francês Gérard Blitz fundou uma associação sem fins lucrativos que fez uso de antigas e ociosas tendas de campanha.
Alguns anos depois, em 1954, Blitz encontrou o empresário francês Gilbert Trigano, a quem se credita a filosofia do Club Med.
Trigano criou o conceito de GM, ou gentil membro, que é como são chamados os hóspedes, e, para entreter esses GMs, contratou GOs, ou gentis organizadores.
Mais preocupado com a estrutura esportiva e de lazer do que com luxo, o grupo se expandiu criando ainda os conceitos de resort -ou complexo hoteleiro- e de "all inclusive" -onde os hóspedes só efetuam gastos se desejarem, já que todo o essencial está incluído na tarifa.
Hoje, depois de uma reviravolta acionária, o Club Med é controlado pela Fiat e mundialmente presidido pelo francês Philippe Bourguignon, executivo que dirigiu a Disney em Paris.

Sotaque francês, sabor baiano
Bourguignon visitou os villages brasileiros no ano passado, anunciando investimentos e a padronização internacional da publicidade do Club Med. Apesar de terem uma filosofia em comum, os resorts do grupo estão instalados em lugares díspares, que variam de cenários nevados a países tropicais.
Aos 20 anos, o village da ilha de Itaparica foi pioneiro no Brasil e hoje cobra R$ 1.099 por pessoa para uma semana de hospedagem. Esse preço inclui pensão completa, bebidas durante as refeições e lazer, mas não a parte aérea. (SC)


Informações: 0800 21-3782.


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