São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Próximo Texto | Índice

VIAJE NA WEB

Navegar na internet antecede decolagem

Portais avaliam hotéis, comparam preços, fazem reservas, compilam dicas e ajudam a planejar roteiros

PRISCILA PASTRE-ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Se você não se importar de dormir em um colchão duro e de tomar banho num banheiro pequeno e velho, [esse hotel] pode ser bom pra você".
Os internautas não perdoam. Em sites como o TripAdvisor (www.tripadvisor.com), de onde foi retirado esse comentário, eles avaliam, criticam, comentam e dão notas para serviço, acomodação e preços de hotéis no mundo todo.
O resultado é um verdadeiro banco de dados, que serve como um imenso guia para quem estiver planejando seu roteiro de férias ou uma viagenzinha rápida de final de semana.
Nesta edição, o caderno de Turismo da Folha mostra como usar esse tipo de recurso, traz dicas para quem acha arriscado confiar nas informações que caem na rede e destaca alguns dos mais visitados portais de viagem. Nas páginas a seguir, um casal e duas viajantes que não abrem mão de programar seus próprios roteiros, contam suas experiências.
Na página F4, veja o que oferecem também os sites das operadoras de turismo, que começam a ampliar o leque dos serviços on-line para atrair o cliente internauta.
Outros endereços eletrônicos, oferecem um serviço tentador: comparam preços de hotéis e mostram quais as melhores opções para o bolso do viajante. Já nos sites oficiais dos centros de turismo de cada cidade, como o Visit London, é possível encontrar boas opções de hospedagem, agendar tours e receber descontos especiais em hotéis e restaurantes.
Para quem, acertadamente, acha que nenhuma viagem fica completa sem conhecer a culinária local, o portal Zagat -filhote dos famosos guias do crítico de gastronomia nova-iorquino Tim Zagat- trilha o caminho por bares e restaurantes de cidades pelo mundo.

Manual do usuário
Marinheiros de primeira viagem não precisam ter receio de navegar em um portal de viagens. O mecanismo é simples: você entra, informa o lugar para onde gostaria de ir e pronto: começa a ser conduzido por uma infinidade de possibilidades de hospedagem e lugares a conhecer. A pesquisa, na maioria deles, é feita gratuitamente.


Próximo Texto: Sites comparam preços e ajudam na programação da viagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.