São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAJE NA WEB

TripAdvisor concentra notas de viajantes

Visitantes elogiam e criticam hotéis, além de relatar experiências, como "tinha um rato no nosso quarto"

DA REPORTAGEM LOCAL

Nova York é o principal destino de Sarah Galvão, 27, que trabalha com "planejamento web", assessorando clientes que desejam aparecer em sites da internet. "Meu dia-a-dia é a web -e programo meu lazer por ela também", diz. Nessa hora, ela recorre a vários tipos de pesquisa na rede, e recomenda o portal TripAdvisor (www.tripadvisor.com) para escolher onde se hospedar.
Para simplesmente navegar por ele não é preciso se cadastrar, nem pagar. A pesquisa é simples: basta digitar uma cidade no campo em branco da página principal para se deparar com várias opções de hospedagem avaliadas e comentadas por outros internautas.
Uma busca por onde ficar em Nova York, por exemplo, leva a 411 opções de hotéis. Para melhorar a pesquisa, é possível fazê-la segundo alguns critérios, como nível de popularidade, ordem alfabética, preço ou número de estrelas.
Um levantamento por preço leva a surpresas. Ainda em NY, na faixa dos US$ 100 a diária, há hotéis elogiados -e odiados.
Enquanto um é agraciado com comentários como "Simples e com bom preço", outro, na mesma faixa de preço, toma a paulada "Ficamos nesse lugar, e ele era horrível. Tinha um rato no nosso quarto e precisamos sair para comprar uma ratoeira às duas da manhã".
Todos recebem nota de um a cinco -uma média, a partir das avaliações dos internautas.
A primeira dica de Sarah é não ficar atento só à nota recebida mas também ao número de pessoas que deixaram comentários sobre cada lugar.
O TripAdvisor sempre mostra o número de "reviews" de cada hotel. "Quando mais, melhor, para não correr o risco de se guiar pelo comentário de pessoas que tenham vínculo com o lugar", diz. Outra dica é cruzar as informações com outras fontes. "Escolho alguns lugares no portal e recorro a sites de jornais e revistas para ver se há comentários." A estratégia funciona principalmente para as reservas de restaurantes -também possíveis no portal, assim como reservas de voos.

Como entrar
O TripAdvisor concentra mais de 20 milhões de opiniões sobre hotéis e restaurantes. Para deixar seus comentários e notas é preciso se cadastrar, gratuitamente. O portal pede para que o usuário informe seu e-mail, cidade, país, e crie uma senha. Quem se inscreve também recebe uma newsletter semanal e pode participar de fóruns de discussão.
Pessoas cadastradas que gostam de um hotel ou restaurante que não estejam no portal podem enviar uma solicitação. Mas é a equipe do portal que define quais lugares são adicionados. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)



Texto Anterior: Sites comparam preços e ajudam na programação da viagem
Próximo Texto: Visite as páginas das operadoras de turismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.