São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAJE NA WEB

Hotéis são reunidos em central de reservas on-line

Disponível em 21 idiomas, página tem dicas de 71 países; só em Barcelona são 943 opções de hospedagem

DA REPORTAGEM LOCAL

Há quatro anos a empresária Vera Maddarena, 38, começou a preparar seus roteiros de férias pela internet. "Até hoje, eu e meu marido só tivemos boas surpresas e aproveitamos as pesquisas para aprender mais sobre os lugares que vamos visitar", diz. O ponto de partida deles é o Booking.com (www.booking.com).
Disponível em 21 línguas e com dicas de 71 países, é um dos poucos portais de viagem com versão em português.
Atuando como intermediário entre o internauta e o hotel, ele atrai pela quantidade de opções de hospedagens. São 343 em Paris, 677 em Roma, 943 em Barcelona, 406 em Buenos Aires, e por aí vai. O serviço é gratuito.
Para quem está pensando em ir para algum destino nacional também há opções. Só na cidade do Rio de Janeiro, estão listados mais de 80 hotéis. E dá para achar boas acomodações até em cidades com menor apelo turístico. Quem escolhe Belo Horizonte, por exemplo, encontra cerca de 15 estabelecimentos cadastrados.

Iguais, mas diferentes
Se num primeiro momento o Booking.com se parece com o TripAdvisor, ele mostra neste detalhe - no fato de estarem ali só os hotéis que se cadastraram, e não os indicados pelos internautas- uma das diferenças entre eles.
Como os próprios estabelecimentos fornecem todas as informações disponibilizadas pela página, o internauta pode ficar com a impressão de que o lugar não é tudo aquilo que diz ser. Na dúvida, Maddarena toma algumas precauções. "Pego os nomes dos hotéis que me interessaram e pesquiso referências em outros lugares".
Para efetuar a reserva, ela não utiliza o portal como intermediário. "Prefiro fazer entrando diretamente no site oficial ou ligando para a central de reservas, até para confirmar as tarifas e a disponibilidade", diz.
A boa notícia é que, com essa prática de os hotéis serem os responsáveis pelas atualizações, o detalhamento sobre cada lugar aumenta.
Todos recebem uma descrição, sempre acompanhada de endereço e mapa. Há ainda informações sobre valor das diárias de cada tipo de quarto, serviços e refeições a que os hóspedes têm direito, horários de check-in e check-out, formas de pagamento, disponibilidade, fotos e atividades oferecidas -como número de quadras esportivas e de piscinas. Fica claro até se o hotel aceita ou não animais de estimação.
O portal avisa, na sua política de privacidade, que não se responsabiliza pelas informações publicadas pelos mais de 60 mil hotéis cadastrados. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Visite as páginas das operadoras de turismo
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.