São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

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VIAJE PELA WEB

Guias Zagat são alimentados por 300 mil internautas

Informações são checadas por editores

Silvio Cioffi - 11.mai.2005/Folha Imagem
Tim Zagat, crítico gastronômico e criador do guia, em NY

DA REPORTAGEM LOCAL

Ele funciona como os portais que ajudam o internauta na escolha dos hotéis, mas em uma viagem mais saborosa: pelos restaurantes. O que entra no Zagat (www.zagat.com) é baseado na opinião de milhares de pessoas do mundo todo, chamadas de colaboradores.
Todos têm acesso aos comentários, mas somente quem é cadastrado pode colaborar, deixando suas próprias avaliações e sugerindo a entrada de outros restaurantes no portal.
Há dois tipos de cadastro: o gratuito, em que os colaboradores podem deixar os seus depoimentos, e o "premium", que, com uma taxa de US$ 24,95 ao ano, permite ainda a navegação por todas as áreas do site e o recebimento de novidades via celular.
As buscas podem ser feitas por tipo de cozinha, por faixas de preço e por ordem alfabética. E cada restaurante recebe, dos editores do Zagat, informações adicionais, como horário de funcionamento, endereço, telefone e faixa de preço.
Com mais de 40 mil "reviews" de lugares espalhados no mundo todo, o portal Zagat nasceu da versão impressa, idealizada por Tim Zagat, um dos mais famosos críticos de gastronomia de Nova York.
Por e-mail, Nicholas Sampogna, porta-voz da empresa, contou à Folha como é feita a seleção dos restaurantes para a entrada nos guias de papel, vendidos nas livrarias. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)

 

FOLHA - Como um restaurante entra na versão impressa?
NICHOLAS SAMPOGNA
- O processo começa com um crítico local, que é contratado para compilar uma lista de restaurantes. Uma vez que essa lista está pronta, os internautas cadastrados são avisados por e-mail. A partir desse momento, podem começar a entrar para deixar suas avaliações e comentários.

FOLHA - Como é realizada essa avaliação?
SAMPOGNA
- Os participantes dão nota para cada item: comida, decoração, serviço e preço. Os estabelecimentos recebem nota em uma escala de zero a três. E, a partir dessas notas, é calculada uma média. Os colaboradores também deixam comentários. Nossos editores retiram os que considerarem inadequados e deixam os que resumem um consenso sobre o restaurante.

FOLHA - Informações como horários de funcionamento e faixa de preço são checadas?
SAMPOGNA
- Sim. Antes da publicação os editores ligam para os estabelecimentos para checar as informações. Uma coisa importante: nenhum restaurante pode pagar para ter o seu nome incluído. E o Zagat não pode garantir que todo estabelecimento que foi envolvido na pesquisa será incluído na publicação. Como forma de agradecer a todos, os participantes da pesquisa recebem um guia assim que ele é publicado.

FOLHA - Quantos editores trabalham no Zagat?
SAMPOGNA
- No escritório de Nova York há 30 pessoas. Também há um editor local em cada cidade pesquisada.


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