São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacifismo de Gandhi começou na África do Sul

DO ENVIADO ESPECIAL

No fim do século 19, os britânicos levaram dezenas de milhares de indianos -que integravam o Império Britânico- para trabalhar em minas na África do Sul.
Em 1893, desembarcou em Durban Mohandas Ghandi, que viria a ser Mahatma, um jovem advogado indiano formado em Londres. Após alguns dias na cidade, Ghandi foi de trem a Pretória. Um britânico se irritou com a presença do indiano na primeira classe.
Ghandi foi "convidado" a ir para a terceira classe. Recusou e foi expulso do trem em Pietermaritzburg, o que influenciaria o seu futuro político.
Ao longo de mais de 20 anos, entre Índia, Londres e África do Sul, Ghandi lutou pelos direitos da minoria indiana no país africano, onde sofria enorme discriminação. Foi ali que começou a ser chamado de Mahatma. Até hoje é tido como herói, com direito a estátua em Pietermaritzburg. (GC)


Texto Anterior: Da savana ao jardim: Durban mistura "DNA" zulu e indiano
Próximo Texto: Panorâmica - São Roque: Ski Mountain Park recebe provas oficiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.