São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Construções em São Paulo mostram influência do café

Obras erguidas durante o ciclo cafeeiro apresentam pujança econômica gerada pelo comércio dos grãos

Visita a construções históricas ligadas à bebida inclui vila dos Ingleses e edifício Martinelli, no centro

VANESSA CORRÊA DA SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Terra dos barões do café, São Paulo viu surgir muitos dos marcos do centro da cidade graças ao ciclo econômico mundial do grão. Um deles é o edifício Martinelli, na esquina da rua São Bento com a avenida São João. A obra foi concebida pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, que enriqueceu durante o ciclo do café como dono de uma empresa de navegação em Santos.
Projetado para ter 12 andares, o prédio foi concluído em 1929 com 30 pavimentos. Reformado, hoje o edifício está aberto a visitantes que queiram conhecer os detalhes de sua arquitetura.
O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil também vale a visita. Construído em 1901, tornou-se a primeira agência do banco em São Paulo e tem a fachada decorada por ramos de café.
Escondida em uma rua do bairro da Luz, a vila dos Ingleses é formada por 28 sobrados, construídos entre 1915 e 1919. As casas abrigavam engenheiros ingleses que vieram para o Brasil trabalhar na construção da estradas de ferro Santos-Jundiaí, que escoava a produção de café para exportação.


Texto Anterior: Cultura e história florescem em evento no interior fluminense
Próximo Texto: Em fazenda, acompanhe preparo do início ao fim
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.