São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

mercadão

Old Spitafields mantém o fôlego durante reforma

TRADIÇÃO Após uma grande revitalização, que terminou em 2005, o prédio do tradicional mercado de Londres passa por troca de piso sem interromper as vendas

MARINA DELLA VALLE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após passar por uma grande revitalização, que terminou em 2005, o mercado Old Spitafields, em Spitalfields, no leste de Londres, agora passa por uma reforma para trocar o piso, e a parte mais antiga do prédio deve ficar fechada até o fim de outubro. Isso não impede que os visitantes aproveitem o mercado: durante a reforma, as barracas migraram para Lamb Street, uma rua bem ao lado.
A revitalização encontrou resistência entre os moradores locais e combinou elementos originais do prédio, de arquitetura vitoriana, com a arquitetura moderna, criando dois novos espaços públicos (Bishops Square e Crispin Place).
As mudanças trouxeram mais refinamento ao mercado, mas uma visita a Old Spitalfields não deixa de ser um mergulho na tradição "cockney"- termo usado para designar os habitantes da classe trabalhadora daquela região da cidade.
O prédio atual foi erguido em 1887, mas o mercado remonta a 1638, quando Charles 2º autorizou a venda de carnes, aves e raízes na área. Hoje é possível encontrar um pouco de tudo. O mercado funciona todos os dias, e a cada dia a ênfase é em um tipo de produto. Quinta-feira, por exemplo, é dia de garimpar antigüidades. Aos sábados, abrem apenas as lojas -os estandes ficam fechados.
O dia mais cheio é domingo. Entre as barracas, é possível ouvir o característico sotaque "cockney", seja dos vendedores, seja dos clientes. Com alguma sorte, é possível ver vendedores fazendo uma espécie de leilão de seus produtos: leva quem fizer a melhor oferta.
O mercado fica no número 117 da Commercial Street. A estação de metrô mais próxima é Liverpool Street. Sites: www.visitspitalfields.com e www.spitalfields.co.uk.

Texto Anterior: Guias: Publifolha lança dois guias sobre Nova York
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.