São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vasta, China é território ancestral em mutação

O chamado "País do Meio" abriga 1,3 bilhão de habitantes, número que engloba dezenas de grupos étnicos, e mantém sua aura de mistério

Com grande guinada econômico-cultural no início dos anos 1990, China virou a menina dos olhos do mundo

Pedro Carrilho/Folhapress
Turistas na entrada da Cidade Proibida; palácio era a morada dos imperadores chineses antes da revolução comunista

PEDRO CARRILHO
ENVIADO A PEQUIM

Poucas capitais dominam o panorama cultural e político das nações como Pequim. É o "meio" do "País do Meio", ou Zhongguo ("Middle Kingdom'), a China.
Como capital da China, um país continental onde vivem 1,4 bilhão de habitantes, Pequim é o epicentro de um vasto território que se estende da Manchúria à Ásia Central, da Mongólia à Indochina e ao Tibete, abarcando dezenas de grupos étnicos.
Acima de tudo, Pequim é a capital de um país ancestral em mutação. Em pouco mais de dois séculos, a China, com sua história turbulenta, teve de sair do isolamento.
Passou a ser motivo de cobiça das potências ocidentais, deixou para trás a milenar sucessão de impérios dinásticos, sofreu com guerras brutais e, com a Revolução Comunista de 1949, a China mais uma vez se fechou.

MUDANÇAS
Desde o início da década de 1990, a China deu nova guinada econômico-cultural vertiginosa. É difícil hoje imaginar que há menos de 20 anos as avenidas da capital chinesa eram tomadas por bicicletas -e não havia sinais do mundo externo.
De uma maneira geral, o país ainda é um tanto enigmático e misterioso, mas esse quadro começou a mudar durante a primeira metade da década de 1990.
Nessa época, o restante do mundo finalmente conheceu de perto como vive um quinto da população mundial, as paisagens grandiosas e o que havia restado de herança histórica e cultural depois de tantas revoluções.
O que se viu foi uma China (ainda autoritária em política) que despertou depois de quatro décadas de governo comunista e que, aos poucos, soltou as rédeas da economia em direção ao liberalismo.
Há ali um vasto mundo a explorar, tanto para o turista quanto para o empreendedor. Em poucos anos a China passou de país fechado a menina dos olhos do mundo. E Pequim é a sua mais reluzente locomotiva.


Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.