São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagem exige trégua no regime

DA ENVIADA ESPECIAL

Devido às colonizações alemã e italiana, o que não falta em Gramado são massas, fondue, doces e outras delícias calóricas.
Uma das refeições mais tradicionais da região é o café colonial, inspirado no hábito dos colonos de oferecer aos visitantes tudo o que tinham de melhor. Sobre a mesa, são servidos vários tipos de pães, bolos, geléias, salgados e a cuca (pão doce alemão). Antes que o comensal diga estar satisfeito, mais comida: queijo, presunto, salame, apfelstrudel, rocambole, chá, leite, sucos...
O almoço típico da região também não é algo light. Destaque para o churrasco e para o galeto ao primo canto, abatido assim que canta pela primeira vez, com polenta. Terminada a refeição, é chegada a hora da sobremesa.
Nas vitrines, chocolates de todos os tipos, desde o mais simples bombom até esculturas com motivos natalinos. Marcas como Prawer, Caracol e Planalto aproveitam o fluxo turístico para transformar seus produtos em atração.
A Planalto montou uma minifábrica no alto de sua loja, na av. Borges de Medeiros. Lá o visitante acompanha a produção de bombons e ramas, com direito a degustação no fim do processo.


Texto Anterior: Pacotes com aéreo
Próximo Texto: Trem explora mundo em miniatura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.