São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Theroux refaz viagem depois de 33 anos

Autor norte-americano retoma rota de livro que o fez famoso na literatura de viagem

DE SÃO PAULO

Em 1975, o escritor norte-americano Paul Theroux publicou o que viria a se tornar um dos grandes clássicos da literatura de viagem, "O Grande Bazar Ferroviário -De Trem pela Ásia", relato de roteiros por trem saindo de Londres e atravessando o Leste Europeu e a Ásia.
Trinta e três anos depois, Theroux resolveu refazer seu caminho -num mundo modificado, em que a União Soviética deu lugar a novos países e a China e a Índia vivem um "boom" do crescimento.
O resultado é o livro "Trem Fantasma para a Estrela do Oriente", que sai no Brasil pela editora Objetiva nos próximos dias.
Nessa repetição das aventuras do autor por trens de Londres até Tóquio, as novas descobertas se mesclam às memórias da primeira, em uma crônica de transformação, tanto pessoal quanto do próprio mundo.
E exatamente por essa transformação mundial que a viagem original não pôde ser refeita exatamente como foi. O Irã não concedeu visto a Theroux; no Afeganistão, a morte de civis impedia qualquer ideia de visita.
Theroux, no entanto, encontra rotas alternativas e faz seu caminho até retomar o resto do roteiro realizado 33 anos atrás. A China, transformada de país comunista fechado em potência econômica moderna, com prédios arrojados mudando radicalmente a linha do horizonte de cidades como Pequim e Xangai, ganha pouco espaço no livro.

INTIMISTA
No início da viagem, em Londres, Paul Theroux revive seus tempos na cidade, as mudanças ocorridas, numa espécie de prévia do que vem pelo resto da aventura.
As memórias da viagem passada se entremeiam com a vivência e as observações sobre a experiência presente, em um clima mais intimista e até mesmo um tanto mais amargurado.
Revelando que os meses em trânsito para escrever "O Grande Bazar Ferroviário" lhe custaram o primeiro casamento, Theroux insere desde o começo o elemento da memória afetiva, que nessa nova viagem se junta às observações certeiras, pitadas de história e à prosa fluida do autor.

LITERATURA

Trem Fantasma...
Paul Theroux
TRADUÇÃO Celso Nogueira
EDITORA Objetiva
QUANTO R$ 59,90 (496 págs.)


Texto Anterior: Esqui 2: Aspen/Snowmass tem promoção "kids free" no Carnaval e na Páscoa
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.