São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

mercadões

Em Durban, na África do Sul, tendas têm sabor indiano

FULMINANTE - Com nomes como exterminador de sogra e bomba atômica, curries dividem espaço com artesanato local

HELOISA LUPINACCI
ENVIADA ESPECIAL À AFRICA DO SUL

Corredores apinhados de artesanato africano, mas impregnados pelo cheiro de curry, formam o mercado Victoria Street, em Durban, na costa do oceano Índico da África do Sul.
Ao parar diante de uma loja de artesanato, onde há de bonecas zulus a saleiros feitos de chifre, o visitante é atendido por descendentes de indianos ávidos por negociar preços.
"Diga quanto você quer pagar" é a frase que abre o pregão pela peça que está nas suas mãos.
Barracas de dois tipos se intercalam. As que vendem o artesanato local (um dos mais populares do país) e as que vendem temperos que remetem a sabores indianos. As montanhas de temperos de cores que vão do amarelo ao vermelho são alvos de colheres empunhadas pelos vendedores. Eles espetam a colher nas especiarias e a esticam para o turista.
Raj Singh, da barraca Joe's Corner, explica que grande parte dos temperos não é indiana. "O que comemos aqui é comida sul-africana com influência indiana. A comida indiana é diferente", explica Singh, aficionado pelo Brasil. Ao saber que lidava com cliente brasileira desatou a falar. "Brasil. São Paulo, paulistano, Rio de Janeiro, carioca. E Minas Gerais?". Ao ouvir a resposta -"mineiro"- a repetiu, sacou papel e caneta e pediu que a palavra fosse escrita. E lançou o próximo: "E Porto Alegre?". O mesmo ritual seguiu-se: resposta, repetição, anotação. E Singh leu: "Gaúcho, meu jogador de futebol favorito, Ronaldinho Gaúcho."
Entre as variações de tempero, há os turbinados: exterminador de sogra, bomba atômica e fulminador de sogro, entre outras menções aos pais dos cônjuges. Os vendedores não oferecem esses temperos para os clientes, uma vez que querem cativá-los. Mas o aventureiro pode pedir para provar, por sua própria conta e risco.
O exterminador atômico de sogra é bastante apimentado e não tem nenhum outro sabor marcante além do picante.
A porção mínima de curry -duas colheradas- custa 5 rands, ou R$ 1,4.

Hindus
Durban é a cidade que concentra a maior comunidade indiana fora da Ásia. Entre 1860 e 1911, devido ao crescimento gerado pela introdução da cana-de-açúcar na Província de KwaZulu-Natal, chegaram à região 152 mil indianos para trabalhar nas plantações. Hoje, a cidade tem 1 milhão de hindus.


MERCADO VICTORIA STREET Na esquina das ruas Queen e Victoria. Para chegar, pegue um táxi.
tel.: 00/xx/27/31/306-4021



Texto Anterior: Moçambique: Turismo pode ultrapassar 1 milhão de visitantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.